MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Urcamp define ações de prevenção ao coronavírus

Publicada em 13/03/2020
Urcamp define ações de prevenção ao coronavírus | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Instituição disponibilizará, em todos os setores, álcool gel


A confirmação de casos de coronavírus (Covid-19) no Brasil e, em especial, no Rio Grande do Sul, nesta semana, motivou a Urcamp a estabelecer medidas de prevenção ao contágio da doença pelos alunos, professores e colaboradores. Com o aporte técnico do curso de Enfermagem, a Instituição de Ensino Superior anunciou, ontem, uma nota oficial com orientações e estabelecendo ações a serem adotadas.
De acordo com a pró-reitora de Ensino, Virgínia Dreux, a confirmação de casos em solo gaúcho fez com que a Urcamp definisse por uma antecipação de ações preventivas "O Ministério de Saúde tem orientações neste sentido e decidimos tomar medidas mais rápidas", mencionou.
Um dos tópicos anunciados pela Instituição consiste em uma orientação para que estudantes que viajaram para o exterior, em especial para áreas onde o coronavírus já estava constatado, fiquem em suas casas. "Pedimos que estes estudantes permaneçam em suas residências de 7 a 14 dias. Faremos todo o acompanhamento necessário de modo para que os alunos não sejam prejudicados. Trata-se de uma medida exclusivamente preventiva", frisou Virgínia.
A pró-reitora de Ensino também adianta que, estruturalmente, a Urcamp disponibilizará, em todos os setores, álcool gel, recurso utilizado para a higienização de mãos, uma das orientações para evitar a transmissão do vírus de uma pessoa para a outra. "É uma medida contemplando todos os funcionários e colaboradores, além da comunidade. De outra forma, pedimos que os alunos tragam seu álcool gel pessoal", complementou.
Precauções
Coordenadora do curso de Enfermagem, Cármen Helena Gomes Jardim Vaz enaltece que as ações estabelecidas pelo corpo técnico da graduação, atendendo a um pedido da gestão da Urcamp, tem em vista o cenário de pandemia – reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – causado pelo coronavírus. "Estamos preocupados com nossos alunos", frisou ela.
Carmen detalha que as precauções básicas consistem no atendimento das orientações da OMS e do próprio Ministério de Saúde. "Até o momento, o Ministério da Saúde preconiza que todas as Instituições de saúde sejam obrigadas a disponibilizar álcool gel em locais de trânsito de pessoas e as Instituições privadas, até o momento, não são obrigadas, até para não criar contaminação nos pontos.
Em termos práticos, diz ela, "a principal ação é lavar bem as mãos, de maneira detalhada", destaca ao frisar que o processo correto tem "duração em torno de 20 minutos, com bastante água e sabão, limpar entre dígitos, dorso e costas das mãos, pontas dos dedos e unhas".
O processo preventivo ainda prevê o uso de lenços de papel com o descarte imediato após o uso; o uso do antebraço, no caso de limpar a boca, evitando a utilização das mãos; evitar ficar em locais com aglomeração de pessoas; não viajar para áreas endêmicas; entre outras ações.

Dicas
- Lavagem correta das mãos, com duração em torno de 20 min, com bastante água e sabão, limpar entre dígitos, dorso e costas das mãos, pontas dos dedos e unhas;
- Quando tossir ou espirrar usar lenços de papel descartáveis e desprezar após o uso; não tendo usar o antebraço e lavar mãos e antebraço imediatamente após;
- Todos devem usar álcool gel individual;
- Evitar viagens para áreas endêmicas por questão de segurança;
- Não permanecer em locais com muita aglomeração de pessoas.


NOTA OFICIAL
A URCAMP, apreensiva com a transmissão do SARS-CoV-2 (Covid-19), preocupada com a saúde e bem-estar de sua comunidade acadêmica, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da equipe de médicos especialistas da Instituição, está tomando medidas que reduzam os riscos de contaminação.
A Instituição preza pelo bom senso, porém, reforça a necessidade de cuidados básicos de higiene, principalmente com as mãos. É fundamental o uso do álcool gel. Orientamos, ainda, alunos, professores e funcionários que estiveram no exterior nas últimas duas semanas, para que redobrem a atenção aos sintomas, como febre, tosse e falta de ar.

A Urcamp recomenda que, quem se enquadra neste perfil não compareça à Instituição durante o período de 14 dias e que busque atendimento médico. É importante ressaltar que ninguém será prejudicado nas suas atividades acadêmicas.

O SARS-CoV-2 (Covid-19), mais popularmente conhecido como coronavírus, é problema de todos nós. A Urcamp vai permanecer atenta aos desdobramentos que envolvem cuidados e formas de prevenção, aguardando, assim, determinação dos órgãos governamentais, para futuras providências.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br