ANO: 26 | Nº: 6527
14/03/2020 Cidade

Daeb estuda reativar poços artesianos para amenizar crise hídrica

Foto: Divulgação


O caminhão-pipa do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), a pedido da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bagé, está fornecendo água para moradores da Serrilhada. Na tarde de quinta-feira, segundo a autarquia, dez propriedades foram atendidas.

"O Daeb possui apenas um caminhão-pipa, com capacidade de 10 mil litros. Desta forma, há necessidade de escala para contemplar a demanda que deve aumentar a partir de agora. Na Serrilhada, a água será fornecida todas as quintas-feiras", detalha informe do Departamento.

A direção da autarquia ainda prepara novas medidas para amenizar a situação, evitando o colapso no abastecimento. Uma delas é o estudo para reativar alguns poços artesianos na cidade. Além disso, está sendo avaliada uma ação mais contundente em relação ao consumo inadequado de água potável, como lavagem de carros e calçadas.

Níveis das barragens

Sem chuvas há quase um mês e com altas temperaturas, os níveis das barragens da cidade seguem baixando. A Sanga Rasa está 4,90 m abaixo do normal. Já a barragem do Piraí está 2,95 m aquém da normalidade. No mês de março, não houve registro de chuva na cidade. Em fevereiro, a precipitação foi de apenas 32 milímetros, conforme dados da Estação de Tratamento de Água (ETA).

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...