MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Secretaria de Saúde e Centro de Operações de Emergências realizam esclarecimentos e orientações à população

Publicada em 14/03/2020
Secretaria de Saúde e Centro de Operações de Emergências realizam esclarecimentos e orientações à população | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Representantes da Secretaria Municipal de Saúde e 7ª Coordenadoria de Saúde participaram da transmissão

Após o rumor que circulou nas redes sociais, na noite de quinta-feira, que informava sobre um caso suspeito de Covid-19 em Bagé, a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência e a coordenadora do Centro de Operações de Emergência da 7ª CRS, a médica pneumologista Flávia Marzola, realizaram uma transmissão ao vivo, na manhã de ontem, desmentindo o boato e pedindo prudência no compartilhamento de informações. A médica aproveitou o momento para esclarecer  e orientar sobre as formas de prevenção.
Flávia explica que a notificação de caso suspeito é realizada imediatamente, em tempo real. “A partir de caracterização de caso suspeito, o paciente será orientado a ficar em isolamento domiciliar. Depois, será realizado contato com a Vigilância, que irá coletar material no domicílio e continuará monitorando o estado de saúde do paciente”, explica. Contudo, ela adianta que, no máximo, 20% dos casos apresentará necessidade de atendimento hospitalar em leito de isolamento.
Em uma situação de testagem positivo para o novo coronavírus, a Secretaria de Saúde e 7ª Coordenadoria Regional de Saúde informarão à população, para manter os devidos cuidados. Entretanto, enquanto não há nenhum caso suspeito, os órgãos alertam que não há necessidade de temor.

Medidas de segurança e suspensão de aulas

Nesta semana, a Urcamp estabeleceu medidas de prevenção, com o aporte técnico do curso de Enfermagem. Entre as ações adotadas estão a disponibilização, em todos os setores, de álcool gel, recurso utilizado para a higienização de mãos de colaboradores.
A Unipampa, por sua vez, emitiu comunicado oficial, na noite de quinta-feira, anunciando a suspensão das aulas de graduação até o dia 28 de março, como forma de prevenir contágios. Outras medidas também foram adotadas com o mesmo objetivo.
O Instituto Federal Sul Riograndense (IFSul) também anunciou a suspensão das aulas até o dia 3 de abril, além das atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão. Mas fica mantida a chamada oral do Sisu, que ocorrerá dia 17 de março.

Panorama

De acordo com a última divulgação de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 125 mil casos foram confirmados no mundo, cerca de 80 mil no território chinês, com mais de três mil óbitos. Além da China, 117 países confirmaram outros 44.067 casos, com mais de 1.440 mortes.
No Brasil, de acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, há 98 casos confirmados no Brasil, distribuídos por 13 estados. São 56 em São Paulo, 16 no Rio de Janeiro, seis no Paraná, quatro no Rio Grande do Sul, três em Goiás, dois no Distrito Federal, dois em Santa Catarina, dois em Minas Gerais, dois na Bahia, dois em Pernambuco, um no Espírito Santos, um em Alagoas e um no Rio Grande do Norte.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br