MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Governo presta contas sobre pagamentos realizados às entidades assistenciais

Publicada em 16/03/2020

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Economia, Finanças e Recursos Humanos, Jocimara Gomes, informou, ontem, que os valores referentes aos pagamentos realizados às entidades assistenciais conveniadas estão sendo repassados de acordo com a prestação de contas e a devida liquidação da despesa de cada instituição.
O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, do PTB, destaca que a gestão valorizou o trabalho das entidades, destinando recursos por meio de convênios. “Inclusive partiu do meu gabinete a ideia inovadora de reunir os municípios da região para que contribuíssem também com valores às entidades, o que garantiu a permanência do trabalho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Isso demonstra nossa preocupação e cuidado com as instituições que fazem este belo trabalho em Bagé”, ressaltou.
Segundo dados da secretaria, a Fundação José e Auta Gomes está com os pagamentos em dia e recebeu os valores referentes ao mês de fevereiro no dia 6 de março. A União Espírita Bageense Caminho da Luz possui três convênios com o Poder Público: um pela Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed), dividido em dois recursos; e outro pela Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência. O da Smed foi renovado no ano passado, porém o processo demorou para ser finalizado e o atraso gerado fez com que os valores estejam sendo repassados de forma retroativa. Sendo assim, a entidade ainda está recebendo a competência de 2019.
Sobre os recursos oriundos de convênio com a Secretaria de Saúde, o governo afirma que o mês de janeiro teve o pagamento realizado na quinta-feira, 12, destacando que o empenhamento relativo ao último quadrimestre do exercício anterior foi realizado em 2020 por conta da insuficiência orçamentária em alguns recursos. Ainda de acordo com o governo municipal, a Apae também teve os empenhos faltantes realizados em janeiro deste ano. O mês de outubro foi recebido no dia 6 de março e, na quinta-feira, a entidade entregou ao poder público o recibo referente ao mês de novembro.
O Doce Prazer de Viver também tem convênio com a Prefeitura, tendo recebido o mês de dezembro no dia 10 de março. Na nota, o governo municipal ressalta que ‘cada entidade vem recebendo repasses em todos os meses, de acordo com a prestação de contas apresentada e, somente após a aprovação das mesmas, faz a emissão do recibo para o próximo pagamento’.
Bagé foi uma das primeiras cidades do Rio Grande do Sul a se adequar à lei 13.019, que visa estabelecer o regime jurídico das parcerias entre a administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil. “Estas entidades prestam serviços não para si, mas para os bageenses e devem ser apoiadas pela gestão municipal, devido à grandeza do seu trabalho e o alcance social que possui. Mesmo com dívidas milionárias deixadas pela gestão anterior, como o empréstimo feito em dólar junto ao Bird, conseguimos destinar recursos a estas instituições”, afirma Divaldo.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br