ANO: 26 | Nº: 6494
16/03/2020 Cidade

Orquestra Filarmônica de Bagé inicia nova etapa de audições nesta semana

Foto: Divulgação

Brito e alguns integrantes durante as audições
Brito e alguns integrantes durante as audições

Fazer e desenvolver música sinfônica na cidade, descentralizando e levando a arte para áreas periféricas, é o objetivo da Orquestra Filarmônica de Bagé. O grupo é recente e foi formado por professores do Instituto Municipal de Belas Artes (Imba), Exército, além de formandos do próprio Imba e da Unipampa.
Um dos idealizadores do projeto, Luís Brito, músico formado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e coordenador dos naipes de madeira, conta que criou o projeto a partir da própria experiência com orquestras: a Filarmônica de Pelotas e da UFPel.
Em Bagé, que não conta com uma orquestra própria, o grupo se projeta com a proposta de ser um espaço novo para os músicos da cidade que tocam instrumentos eruditos, para que possam desenvolver seu trabalho. "Bagé tem, e forma, muitos músicos de alta qualidade", garante Brito.
O grupo está trabalhando com os naipes madeiras e violino, sob regência de Brito, direção de naipes madeiras do professor do Imba, José Armando Carreta, e Nilton Vergara, coordenador de clarinetes. Esta primeira etapa traz uma proposta e um repertório diferenciado, com homenagem ao rock'n'roll dos anos 60 e 70, como Queen, The Beatles, Led Zeppelin e Pink Floyd.
Neste primeiro momento, a orquestra de câmara conta com cerca de 10 músicos envolvidos. "Mas como é uma orquestra em formação, estamos com inscrições abertas para novos músicos", adianta. As primeiras audições aconteceram em dezembro.
Na próxima semana inicia uma nova etapa de audições para o grupo das cordas, violoncello, violinos e viola. Interessados podem entrar em contato através dos telefones (53) 981070032 ou 97057126 ou pelo e-mail orquestrafilarmonicabage@gmail.com. O grupo tem utilizado o teatrinho da Urcamp como base para os ensaios, que acontecem sempre às sextas-feiras, a partir das 20h30.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...