MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Secretaria Municipal da Saúde anuncia medidas para enfrentamento do coronavírus

Publicada em 18/03/2020

O secretário municipal da Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, anunciou, ontem, medidas que a pasta está adotando para o enfrentamento ao novo coronavírus. Em entrevista a uma emissora de rádio, o gestor ressaltou que a administração municipal, através do prefeito Divaldo Lara e a Secretaria de Saúde, divulga, nos meios de comunicação, as informações corretas e concretas, com atitudes que serão tomadas. “Informações não apuradas geram pânico na população”, frisou, reforçando ainda que as pessoas de comorbidades, diabéticos e idosos precisam de cuidados especiais, pois são eles que mais sofrem com doenças de respiratórias.
Bagé possui três casos suspeitos para o novo vírus, todos já estão em isolamento, pois apresentaram sintomas de gripe e estiveram em zonas de risco e aguardam o resultado da testagem, que deve ser enviado até o final da semana pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS). Kalil destaca que é muito importante ter o cuidado neste momento com a exposição dos infectados não sintomáticos, pois esses são os vetores da doença, adiantando que a administração estuda a possibilidade de restringir as visitas nos lares que cuidam de idosos.
O secretário pediu que, embora seja um costume regional, as pessoas devem parar de compartilhar o chimarrão, copos, entre outros objetos, pois o vírus é transmitido no compartilhamento das secreções. A respeito das aglomerações nas unidades de saúde, principalmente na UPA 24h, Kalil adiantou que a pasta está contratando uma equipe de enfermeiros e técnicos, capacitando a unidade com mais 12 leitos de observação, para que os pacientes possam ter atendimento adequado no local, inclusive com uma sala de isolamento. O contingente de funcionários será maior, prevendo o volume de atendimentos que poderá acontecer.
Kalil informou, ainda, que quando os médicos suspeitarem de que o indivíduo esteja com o vírus, apresentando sintomas e preenchendo os requisitos do protocolo do Ministério da Saúde para a realização da testagem, a coleta deverá ser realizada em domicílio, para que esse paciente não circule em outros locais.
A Santa Casa e a UPA têm autonomia para realizarem os exames nos pacientes que apresentarem os sintomas e que lá estiverem internados ou em observação. “Medidas do dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença. Sem a adoção das recomendações, número de casos do coronavírus podem dobrar a cada três dias”, afirma.

Reposição de profissionais
Sobre a falta de médicos em turno integral em algumas unidades, o secretário informa que o novo programa federal “Médicos pelo Brasil” foi acelerado para que os municípios possam repor os profissionais. Desta maneira os postos dos bairros Damé, Gaúcha, Ivo Ferronato, Malafaia, Prado Velho, São Martin, São Bernardo, Popular e Dois Irmãos, terão a reposição integral do atendimento médico.

Vacinação
Por fim, Kalil adiantou que a campanha de vacinação contra a Influenza, que começaria na segunda-feira, 23, foi antecipada para o próximo sábado, 21, apenas para o público idoso. Neste dia, das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 17h, as unidades de Saúde Camillo Gomes, Castro Alves, Centro Social Urbano, Floresta, Arvorezinha e Unidade Móvel (Praça do Coreto) estarão aplicando as doses.
O titular da Saúde acrescentou que os asilados além de receberem a vacina da Influenza, serão imunizados contra a pneumonia. “Vamos tentar, com autorização do Ministério Público, realizar a compra com dispensa de licitação de um lote de vacinas da pneumonia, para que a rede pública possa estar imunizando as pessoas com comorbidade, diabéticos, hipertensos, e também aqueles de menor poder aquisitivo”, destaca.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br