MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

COE informa cinco casos com suspeita de coronavírus em Bagé

Publicada em 19/03/2020
COE informa cinco casos com suspeita de coronavírus em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Duas novas testagens foram realizadas ontem

No início da tarde de ontem, o Centro de Operações de Emergência (COE) da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde confirmou mais dois casos suspeitos de coronavírus em Bagé. Com isso, o município soma cinco casos em que houve testagem para o Covid-19, e sete na região.

A responsável pelo Centro, Flávia Marzola, conta que os últimos dois casos suspeitos são de pessoas abaixo dos 60 anos, que chegaram recentemente de viagem à Europa e apresentaram sintomas brandos. Assim, tiveram material recolhido para exames e permanecem isolados. O resultado deve sair até o final da semana.

O primeiro caso suspeito da região foi divulgado no início desta semana, de um jovem candiotense que retornou de viagem a trabalho para os Estados Unidos. Em seguida, a 7ª CRS informou mais quatro casos suspeitos na região, sendo três deles em Bagé e outro em Dom Pedrito. Com os últimos dados informados pelo COE, já são sete casos sob análise na região da Campanha.

O Rio Grande do Sul, conforme levantamento de ontem, até o fechamento desta edição, tem 19 casos confirmados da doença. No Brasil, haviam sido confirmados 349 casos.

Orientações do Ministério

O Ministério da Saúde divulgou orientações de medidas simples que podem diminuir o risco de contágio através da higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, utilizar toalhas de papel para secá-las.

Outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool em gel 70%, mas que não substitui a lavagem das mãos, e que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas. Para a limpeza doméstica, recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br