MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Daeb deve anunciar nova data para início do racionamento na sexta-feira

Publicada em 19/03/2020
Daeb deve anunciar nova data para início do racionamento na sexta-feira | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Principal reservatório do município está mais de cinco metros abaixo do normal

Após um primeiro adiamento, o esquema de racionamento de água foi novamente postergado. Desta vez, contudo, não há informação sobre a data em que deve iniciar, já que o anúncio da nova data foi marcado para sexta-feira, dia 20.
Inicialmente previsto para começar na madrugada do dia 18, quarta-feira, o racionamento foi adiado para quinta, 19, em função do rompimento de adutora, que ocasionou o desabastecimento em diversas partes da cidade. Na terça-feira, contudo, após o rompimento de uma nova adutora e consequente falta d'água em vários pontos, o início da medida para hoje, quinta, foi suspenso. Assim, o Departamento de Água, Arroios e Esgotos de Bagé (Daeb) adiantou que amanhã, sexta, a nova data deve ser divulgada.
O esquema do racionamento busca controlar e reverter a situação das barragens, que estão muito aquém da capacidade em função da estiagem. Na medição realizada pelo departamento na manhã de ontem, o Piraí apresentava 3,10 metros abaixo do normal. A Sanga Rasa, maior e principal reservatório do município, está com déficit de 5,10 metros. Ontem, a reportagem do Jornal MINUANO foi até a barragem e constatou a baixa significativa da água. Em alguns pontos, tamanho foi o déficit constatado que era possível verificar pequenas ilhotas em meio ao hídrico armazenado. Já a barragem Emergencial está com 0,90 m abaixo do normal.
A reportagem não conseguiu contato com o diretor da autarquia, Graciano Pereira, mas as informações foram confirmadas por nota oficial emitida pela assessoria de comunicação do departamento.
Falta de chuva complica cenário
As medições da Estação de Tratamento de Água (ETA) registraram apenas 32,7 milímetros de chuva em fevereiro e 11,4 mm em março, isso já referente à precipitação da madrugada de ontem, considerada a principal do atual período. Janeiro foi o último mês em que foi registrado um índice mais satisfatório de precipitações, com 152 mm.
Rodízio projetado
No esquema de racionamento já projetado, a cidade será dividida em dois setores: o setor 1, que compreende Centro, Madezatti, São Martins, Vila Brum, Arvorezinha, Vila Damé, Camilo Gomes, Parque Silveira Martins, Hidráulica, Popular, Narciso Suñe, Tarumã, Tupã, Stand, Vila Militar, Vila Brasil, Alcides Almeida, Mingote Paiva, Santa Cecília, Menino Deus, Floresta, Santa Carmem, Ibajé, Vila Gaúcha, Mascarenhas e arredores, será abastecido das 03h às 15h. Já o setor 2, que abrange Getúlio Vargas, Loteamento São Pedro, Jardim do Castelo, São Bernardo, Santa Tecla, Loteamento Severo, Malafaia, Daer, Ivo Ferronato, Castro Alves, Dois Irmãos, Estrela Dalva, Ivone, Dolores, Vila Goulart, Passo das Pedras, Tiarajú, Arco, São Judas, Vila Ipiranga, Santa Tereza, Pedra Branca, Bairro Bonito, Vila dos Anjos, Santa Flora, Habitar Brasil, Morgado Rosa, Dona França, Loteamento Prado Velho, Adão Pedra, Loteamento do Parque, Industrial I, Balança e arredores,receberá água das 15h às 03h.
Abastecimento auxiliar
Em busca de garantir o atendimento de instituições que atuam da cidade e que careciam de água, o Daeb abasteceu, ontem, diversos locais com caminhão-pipa. Entre eles, hospitais, escolas e a Unidade de Pronto Atendimento (Upa). "A situação do abastecimento está normalizada na maioria dos bairros. Nas pontas de rede a água ainda está com pouca pressão. Seguimos trabalhando para resolver estes problemas pontuais", frisou a autarquia em nota.
Mais informações podem ser obtidas através da Central de Serviços da autarquia pelos telefones 08005102219 ou 32407800.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br