MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

IBGE adia realização do processo seletivo do Censo Demográfico para 2021

Publicada em 19/03/2020
IBGE adia realização do processo seletivo do Censo Demográfico para 2021 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Levantamento de dados da população brasileira estava previsto para iniciar em agosto deste ano

Previsto para iniciar em agosto deste ano, o Censo Demográfico de 2020 foi adiado para o próximo ano, conforme indicou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em função da pandemia do covid-19, causador do coronavírus. Desta forma, os processos seletivos simplificados para contratação de Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador foram postergados para o próximo ano.

A coordenadora de área do IBGE, Laiane Castro Lopes, explica que, com o processo seletivo suspenso, os candidatos que já efetuaram pagamento de inscrição serão reembolsadosconforme orientações, que serão divulgadas nas próximas semanas. “O início do Censo estava previsto para 1º de agosto de 2020. Em função do coronavírus, foi transferido para 1º de agosto de 2021”, explica.

A agência do IBGE, em Bagé, coordena o Censo em outros oito municípios: Aceguá, Caçapava do Sul, Candiota, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Sant'Ana da Boa Vista. Para atuação somente na Rainha da Fronteira, seriam contratados 113 recenseadores, dois ACM e 14 ACS.

Em função das orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública, o instituto também decidiu pela suspensão da coleta domiciliar presencial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (IPCA, IPCA-15, IPCA-E e INPC) e do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI).

Para a realização da operação censitária em 2021, o IBGE estabeleceu formalmente com o Ministério da Saúde o compromisso de realocar o orçamento do Censo 2020 em prol das ações de enfrentamento ao coronavírus, mantidas por aquele Ministério. Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br