MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Curiosidades sobre o Butiá

Publicada em 20/03/2020
Curiosidades sobre o Butiá | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Uma planta comum no Sul do Brasil, o butiazeiro faz parte da paisagem e da cultura do Rio Grande do Sul. Muitos bajeenses estão se lambuzando com os famosos butiás nesta temporada.

Pesquisando, descobri que a Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) integra, em sua agenda de trabalho de pesquisa, o desenvolvimento da cultura do butiá, quanto à sua diversidade, usos, manejo e conservação.

Eles explicam que, de novembro a março, os frutos estão prontos para consumo e podem se apresentar de diversas maneiras, amarelos ou alaranjados, doces ou amargos, suaves ou ácidos. O fruto de textura firme é constituído por muitas fibras, e por isso, gera a dúvida, se pode ou não, ser consumido in natura. Segundo a bolsista de pós-doutorado que trabalha no projeto Rota dos Butiazais, Marene Marchi, a polpa pode ser consumida naturalmente. “O butiá possui em seu interior um caroço, semelhante ao do pêssego, esse não deve ser consumido por que é muito duro, mas no interior dele, existe uma amêndoa que é a semente do butiá que é comestível”, afirma Marene.

O fruto é comumente utilizado como acompanhamento da cachaça, mas esse não é único uso do butiá. Sucos, geleias, sorvetes, bolos, licores  também podem ser preparados com o fruto. Além de ser versátil, o butiá também é saudável. Rico em carotenóides, precursores da vitamina A, possui altíssimos níveis de potássio e ferro, além de grande quantidade de vitamina C.

O butiá também faz parte de expressões regionalistas, como “Me caiu os butiá do bolso” utilizada para demonstrar espanto. A frase está relacionada com o fato do gaúcho sempre levar butiás em seu bolso da bombacha, e ao ter um grande susto os pequenos frutos podem cair.

# As informações foram extraídas do site oficial da Emprapa

 

Licor aperitivo com butiá

Site Tudogostoso.com.br

 

Ingredientes

•      2 kg de butiá

•      1 litro de cachaça 51

•      500 g açúcar

 

Modo de preparo

1.    Coloque a fruta em uma panela.

2.    Ferva com o açúcar, até fazer uma calda.

3.    Deixe esfriar, coloque em um vidro grande, acrescente a cachaça.

4.    Pode-se beber logo e/ou deixar em infusão quanto tempo desejar, sempre bebendo e acrescentando mais cachaça, vai longe até terminar e é um licor delicioso.

 

 

Cachaça de butiá

(Drinkologia - Rosélio Raddatz)

 

Ingredientes:

1 garrafa de cachaça (aguardente)  

20 butiás.

 

Modo de Preparo:

Lave bem os butiás.

Coloque em um vidro de boca larga, acrescente a cachaça e deixe curtir durante 8 dias.

Sirva como aperitivo antes das refeições.

Na hora de servir, se quiser adoce com mel ou açúcar.

 

Dicas do mestre:

Você pode por açúcar em calda após dois meses curtindo, que aí não fermenta e deixa com aquele sabor de licor.

Antes de utilizar os butiás, coloque-os em um pote e deixe-os na geladeira de um a dois dias. Deixe o butiá em infusão por um mínimo de seis meses para que a cachaça aproprie-se do sabor da fruta. Lembre-se, quanto mais tempo, melhor.

Guarde o vidro em local arejado e ao abrigo da luz.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br