MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

RS já tem 71 casos confirmados de coronavírus

Publicada em 21/03/2020
RS já tem 71 casos confirmados de coronavírus | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Governador iniciou uma série de videoconferências com prefeitos dos municípios gaúchos

O Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) diagnosticou 15 novos casos de coronavírus neste sábado, 21 de março de 2020. Desde o primeiro registro, no dia 10 de março, já são 71 em todo o Estado.

Para intensificar o alinhamento e o debate em torno das ações para o enfrentamento ao coronavírus no Rio Grande do Sul, como o fortalecimento da rede básica de saúde, o governador Eduardo Leite iniciou, na manhã deste sábado (21/3), uma série de videoconferências com prefeitos dos municípios gaúchos. A primeira conversa reuniu os líderes de dez dos maiores municípios do Estado, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o diretor do Departamento de Regulação Estadual da Secretária da Saúde (SES), Eduardo Elsade, e a chefe do Centro Estadual de Vigilância em Saúde da SES, Tani Ranieri.

“É uma oportunidade para passar orientações e também dividir as experiências de cada um dos municípios. É importante o governo ter os insights para dar novas diretrizes e também é uma oportunidade de interação entre os prefeitos para ajudar a compreender o que está sendo feito e o que pode ser aprimorado”, disse o governador.

Participaram da primeira reunião os prefeitos de Canoas, Pelotas, Cachoeirinha, Rio Grande, Novo Hamburgo, Santa Maria, Erechim, Bento Gonçalves, Sapucaia do Sul e São Leopoldo. A partir de segunda-feira (23/3), novas reuniões com prefeitos de outros municípios estão previstas. Além de detalhar alguns pontos dos decretos e falar sobre medidas adotadas pelas equipes da Secretaria da Saúde, o governador recebeu um retorno dos prefeitos em relação ao comportamento da população diante dos decretos publicados pelo Estado e pelos municípios e também sobre a estrutura disponibilizada para o atendimento dos pacientes e de casos graves. Também ouviu sugestões e preocupações dos gestores.

“A situação é séria, é grave, e precisamos muito do apoio dos prefeitos na ponta, nas restrições à população, e estamos aqui para ser acionados sempre que necessário para que possamos reduzir a transmissão e manter a situação dentro da capacidade de atendimento da nossa rede”, concluiu Leite.

Na sexta-feira (20/3), o governo atualizou o plano de contingência para o enfrentamento à doença, aumentando de cerca de mil para mais de 1,2 mil o número de leitos de UTI no SUS para o atendimento dos casos mais graves. A SES está trabalhando para aumentar o número de testes disponíveis e intensificará os testes nos profissionais que estão atuando no atendimento dos casos confirmados e suspeitos para que haja o maior número de trabalhadores possível na rede de saúde.

Galeria de Imagens
Leia também em Estado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br