MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Vigilância em Saúde pede cuidados redobrados com o Aedes Aegypti

Publicada em 21/03/2020
Vigilância em Saúde pede cuidados redobrados com o Aedes Aegypti | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Última varredura realizada pelos agentes foi em janeiro, quando houve um caso suspeito

Mesmo com o coronavírus em circulação em Bagé, a  Vigilância em Saúde pede que a população não se descuide dos focos do mosquito Aedes Aegypti.  Até o início da semana, várias ações estavam sendo realizadas, no município,  para o combate de focos do mosquito, vetor de diversas doenças, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O último levantamento realizado, no final de 2019, contabilizou mais de 900 pontos com a presença do mosquito detectados.

Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção a Pessoa com Deficiência, Geraldo Leal Gomes , desde ontem, agentes não estão trabalhando em função do decreto de calamidade pública,  publicado pela prefeitura na tarde de quinta-feira, devido à confirmação de dois casos de coronavírus. “Estamos trabalhando em regime de plantão e recebendo as denúncias”, disse.

Gomes lembra que, em janeiro deste ano, por exemplo, uma moradora do bairro Jardim do Castelo viajou para o Rio de Janeiro e retornou para o município com suspeita de dengue, mas, após exames, o caso foi descartado. Segundo ele, Bagé é considerada, pelo Ministério da Saúde, uma região infestada, mas como não houve nenhum registro da doença, não é permitida a pulverização - também chamado de fumacê.

O coordenador alerta que após as chuvas que ocorreram no inicio desta semana é necessário redobrar a atenção. “A comunidade pode aproveitar que está em casa, durante esses dias, para  limpar e cuidar dos pátios”, relata.
Para reduzir a proliferação do mosquito vetor das doenças, o Ministério da Saúde aconselha a população a manter ações de prevenção, como verificar se existe algum tipo de depósito de água no quintal ou dentro de casa. Outra recomendação é lavar semanalmente, com água e sabão, recipientes como vasilhas de água do animal de estimação e vasos de plantas.
Não deixar que se formem pilhas de lixo ou entulho em locais abertos, como quintais, praças e terrenos baldios é mais um ponto importante. Outro hábito que pode fazer diferença é a limpeza regular das calhas, com a devida remoção de folhas que podem se acumular durante o inverno.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br