MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Uso de máscara cirúrgica deve obedecer recomendação médica

Publicada em 23/03/2020
Uso de máscara cirúrgica deve obedecer recomendação médica | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

O protocolo de manejo clínico para o novo coronavírus, adotado pelo Ministério da Saúde, estabelece parâmetros para a utilização de máscara cirúrgica. A orientação é para que o equipamento seja utilizado para evitar a contaminação da boca e do nariz por gotículas respiratórias. A utilização da máscara é recomendada aos profissionais de saúde que atuem a uma distância inferior a um metro do paciente suspeito ou confirmado de infecção pelo vírus, e a pacientes com recomendação médica.
A infectologista Patricia Tôrres Alves, que atua no Hospital Universitário Doutor Mário Araújo (HU), mantido pela Fundação Attila Taborda (Fat-Urcamp), no Hospital de Guarnição de Bagé (HguBa), e no Serviço de Atenção Integral à Sexualidade (Sais), explica que as máscaras demandam cuidados específicos, salientando que os dispositivos descartáveis, por exemplo, não podem ser reutilizados.
O protocolo elaborado pelo Ministério da Saúde não recomenda a utilização de máscaras de tecido, sob qualquer circunstância. Patrícia observa que o uso de máscaras, quando não indicado, além de gerar custos desnecessários, pode aumentar o risco de contaminação, porque a manipulação exige cuidados adequados, principalmente no contato da mão com a máscara. A médica reforça que a utilização de máscara não substitui a higiene das mãos e a utilização de álcool em gel 70% como medidas de precaução.
Com recomendação de uso para pessoas com suspeita de infecção pelo coronavírus e profissionais de saúde que vão atendê-las, as máscaras têm diferentes modelos. O mais comum é o cirúrgico. O modelo N95 também tem sido utilizado para conter a contaminação pelo Covid-19. Esta máscara é utilizada apenas por profissionais da saúde, sem indicação para pacientes. A diferença entre os dois modelos é o grau de proteção.
As luvas de procedimentos não cirúrgicos, de acordo com o protocolo, devem ser utilizadas quando houver risco de contato das mãos com sangue, fluídos corporais, secreções, excreções, mucosas, pele não íntegra e artigos ou equipamentos contaminados, de forma a reduzir a possibilidade de transmissão do novo coronavírus para o trabalhador de saúde, assim como de paciente para paciente por meio das mãos do profissional.


Solicitação da prefeitura

Em coletiva de imprensa realizada na tarde deste domingo, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, do PTB, adiantou que a administração municipal vai requisitar máscaras e luvas às clínicas particulares, aos gabinetes odontológicos e aos profissionais liberais, que possuam os equipamentos em estoque. "A prefeitura vai ao encontro para buscar estes materiais, porque precisamos para o suporte dos trabalhadores da Santa Casa e também dos pacientes que lá estão", justificou.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br