MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Procon fiscaliza farmácias e notifica três estabelecimentos

Publicada em 24/03/2020

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Bagé está, desde quinta-feira, realizando fiscalização em farmácias e supermercados da cidade, acompanhando valores das máscaras de respiração, álcool em gel e luvas, devido a mais de 100 denúncias para órgão. Três estabelecimentos foram notificados, segundo confirmado nesta segunda-feira, dia 23.

Conforme o coordenador do Procon de Bagé, Marcelo Nalério, que está há cinco dias realizando as fiscalizações, 15 consumidores fizeram a queixa formal no órgão de proteção. “Estamos pedindo as notas de compras desses produtos, de janeiro, fevereiro e março. Três datas, 5, 16 e 20 para identificar o aumento. O Procon estadual e de outros municípios também estão realizando esse trabalho”, contou.

Nalério destaca que, em Bagé, três farmácias foram notificadas e terão que responder ao consumidor, mas que a situação relatada pelos comerciantes é que o valor ficou mais alto, pois é repassado pelas distribuidoras e indústria. “Eles explicam que a indústria e as distribuidoras destes produtos aumentaram o valor. Fizemos uma pesquisa e as distribuidoras culpabilizam também a indústria, que relata que aumentou o valor dos insumos, com a alta do dólar e outros fatores devido a pandemia”, complementou.

O aumento, segundo Nalério, chegou a 250% desde janeiro. As farmácias de Bagé não estão aumentando muito o valor, algumas mantém a margem de lucros e outras até diminuíram, conforme ele. “Farmácias comunitárias, de alguns locais, não repassaram tanto o aumento, algum valor sim, mas até diminuíram as margens devido ao momento que estamos vivendo”, salientou o coordenador do Procon.

As empresas têm um prazo para apresentar as notas e justificativa dos preços elevados, acrescenta Nalério. “Até o momento, ainda não tivemos retorno de algumas notas, para fazermos a média. Notificamos três farmácias, pois os consumidores fizeram denúncia formal, com CPF, e no Procon essas respondem em audiência e têm prazo de até cinco dias para entrega da documentação”, informa.

As farmácias de manipulação também foram visitadas e alegaram o valor dos insumos estarem elevados. “Sabemos que nestes estabelecimentos são mais altos os valores, pois chegam os insumos para fazer a manipulação já com preço elevado, mas estamos fiscalizando”, conclui.

Quem tiver denúncias pode entrar em contato direto com o coordenador, pelo telefone ou Whatsapp: (53) 981250439 ou email: procon@bage.rs.gov.br, para uma denúncia formal, o coordenador pede que o cliente coloque o CPF na nota fiscal.

Observação: Em resposta aos questionamentos de leitores, em virtude da imagem anteriormente utilizada, o Jornal MINUANO vem a público informar que a Farmácias Alves (cuja logomarca apareceu em parte da imagem) não consta entre os estabelecimentos notificados. Pelo contrário, a empresa vem apresentando preços pelo o álcool em gel abaixo de tabela.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br