MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Restrições ao comércio devem refletir nas receitas municipais

Publicada em 25/03/2020
Restrições ao comércio devem refletir nas receitas municipais | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Empresas de diferentes ramos estão com atividades suspensas nas cidades da região

Os decretos de calamidade adotados pelos municípios da região, restringindo o funcionamento de empresas para conter a disseminação do coronavírus (Covid-19), deve gerar impactos nas receitas municipais. A arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que incide justamente sobre atividades de comércio, prestações de serviço específicas e em industrializações de produtos, por exemplo, começa a apresentar sinais desfavoráveis.
Os repasses estaduais e federais representam, em média, 40% do total das receitas dos municípios gaúchos. O ICMS sozinho responde por metade, seguido do Fundo de Participação dos Municípios (16%, que é federal) e do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). As prefeituras das ainda avaliam os possíveis impactos, mas já estimam perdas.
O prefeito de Aceguá, Gerhard Martens (doutor Geraldo), do PSDB, projeta impacto negativo. “Ainda não temos como quantificar. Sabemos, hoje, que os repasses do governo federal e do governo estadual devem cair em torno de 20%. Mas vamos pedir a Deus para que nos proteja desta tão temida epidemia”, disse.
Em Candiota, o prefeito Adriano dos Santos, do PT, destaca que a prefeitura já registrou queda de R$ 20 mil na arrecadação do ICMS. O Executivo deve realizar uma reunião na quarta-feira, 25, para tratar justamente sobre os impactos da crise provocada pelo coronavírus na economia do município.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br