MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Instituições de saúde de Bagé e região se unem para montar estrutura de enfrentamento ao coronavírus

Publicada em 26/03/2020
Instituições de saúde de Bagé e região se unem para montar estrutura de enfrentamento ao coronavírus | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Corujão irá abrigar o hospital de campanha com cerca de 50 leitos

 

No início da noite de terça-feira, o secretário de Saúde de Bagé, Mário Mena Kalil, esteve reunido com o diretor técnico do Hospital Universitário Dr. Mário Araújo, Henry Ritta, e com o provedor interino da Santa Casa de Caridade de Bagé, Carlos Eduardo dos Santos, para debater estratégias de enfrentamento ao coronavírus na região. Após o encontro, Kalil anunciou, junto aos dois outros médicos, que Bagé contará com 77 leitos específicos para pacientes com suspeita e confirmação de covid-19.
No HU serão destinados 40 leitos, sendo 30 para pacientes intermediários, ou seja, com sintomas e suspeita do vírus, e 10 para pacientes com resultados positivados. Estes casos serão tratados em uma área de isolamento, equipada e destinada à reabertura da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). "Estamos unindo esforços para ter melhor retaguarda possível para enfrentar esse momento. Por isso cedemos todo espaço da antiga UTI, que se tornará uma unidade de isolamento específica para o enfrentamento do covid-19", destaca Ritta.
Além disso, dentro da força-tarefa entre as duas instituições de saúde, o HU vai ceder equipamentos de UTI (respiradores, monitores multiparamétricos e bombas de infusão) para a CTI do coronavírus da Santa Casa.
Já a Santa Casa deve abrir duas unidades específicas, sendo uma delas intermediária para pacientes sintomáticos, com 17 leitos e outro espaço para atendimentos positivados, com 20 leitos isolados específicos, além de aventar a possibilidade de abertura de uma UTI específica para tratamento de pacientes infectados com o covid-19. "Temos, no momento, seis áreas de isolamento no CTI. Mas criaremos, em caso de necessidade, uma unidade intensiva específica para o coronavírus. Para isso, contamos com a adesão do HU e Prefeitura, para termos o maior número possível de respiradores, suficiente para atender os pacientes de maior gravidade", destaca.
Ou seja, ambos hospitais contarão com área destinada para a primeira internação de suspeitos até isolamento após diagnóstico. "A nossa ideia é que, quando chegar o pico, já tenhamos os kits de teste rápido. Assim, o paciente chega em estado gripal, faz o teste e imediatamente sofre isolamento, caso o resultado seja positivo", destaca Mena. O secretário declarou, ainda, que as duas instituições estão prontas para o atendimento, bastando, apenas, algumas adaptações e organizações necessárias.
Respiradores
o secretário de saúde relatou, também, que o município, hoje, conta com 11 respiradores, sendo um deles cedido pelo município de Aceguá. Ainda há tratativas com o município vizinho para obtenção de mais dois equipamentos. Candiota também acenou com a possibilidade de ceder o equipamento hoje disponível na Fundação Assistencial e Beneficente Maria Anunciação Gomes de Godoy. "Mas ainda são tratativas. Por enquanto, trabalhamos com o número de 11 equipamentos disponíveis", destaca Mena.
Até o momento, conforme explica, nenhum caso de pacientes com coronavírus apresentou necessidade de uso dos respiradores. Além disso, a suspensão de cirurgias que não apresentam caráter de urgência também podem facilitar o uso dos respiradores disponíveis na CTI da Santa Casa hoje, em caso de necessidade extrema. "Diminuindo o número de cirurgias eletivas, teremos menos complicações acontecendo e assim, certamente, teremos um número maior de respiradores disponíveis em um momento de necessidade. Mas não podemos contar com essa possibilidade . Concreto mesmo são os 11 equipamentos que já temos", aponta.
Hospital de Campanha
A previsão, segundo Kalil, é que o Hospital de Campanha, que será montado no Ginásio Corujão, cedido pela Fundação Attila Taborda, disponibilize 50 leitos de retaguarda. Ou seja, serão os leitos destinados aos pacientes negativados para o vírus que, por ventura, necessitem de atendimento hospitalar, mas não consigam internação devido à grande demanda dos hospitais em função do enfrentamento ao coronavírus.
Uma primeira reunião para tratar, especificamente, sobre questões estruturais do hospital de campanha, comandado pela expertise do diretor técnico do HU e representante da Santa Casa de Caridade, com equipe a ser selecionada por ambos e financiada pelo município, estava agendada para quarta-feira.
Sobre a questão estrutural, o secretário de Saúde adianta que a reitora da Urcamp e presidente da FAT, Lia Maria Herzer Quintana, já disponibilizou um profissional da área da arquitetura e uma planta do local, inclusive com as adaptações elétricas que serão necessárias, para agilizar a instalação do hospital.
"Começamos a montar essa semana a base e as estruturas, com barracas do Exército Brasileiro, cedidas para fazer a divisão dos espaços. Mas contamos com a colaboração da comunidade, que puder nos auxiliar em uma rede de solidariedade e doar camas, toalhas, lençóis, fronhas e travesseiros para essa nova estrutura", destaca Kalil. Quem desejar doar, pode entrar em contato através dos telefones 32477250 e 32473353, que uma equipe da Prefeitura realiza a busca dos materiais.
Esses 50 leitos provisórios serão destinados a pacientes em estado gripal, mas negativados para o coronavírus. É uma medida emergencial para desafogar a sobrecarga no sistema hospitalar durante o momento de pico do vírus. "Em um momento de maior fluxo, vamos precisar que as coisas sejam flexíveis. Por exemplo, os hospitais ficam com os casos específicos e o de campanha atende os outros casos. Não sabemos com o que estamos lidando e o que vai acontecer em Bagé, mas é importante termos estruturas flexíveis, com leitos e equipe para atender à todos", destaca.
Além do hospital de campanha, o município reforça o atendimento de retaguarda com a abertura de 12 leitos na Unidade de Pronto-Atendimento. "Estamos fazendo tudo para que esses leitos sejam disponibilizados o mais rápido possível, contratando equipe e organizando a estrutura e o fluxo", destaca.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br