ANO: 26 | Nº: 6494
26/03/2020 Esportes

Roberto Alcalde: “Se não adiasse, teríamos que desrespeitar os pedidos da saúde”

Foto: Alessandra Cabral/Especial JM

Atleta busca participar dos Jogos pela segunda vez
Atleta busca participar dos Jogos pela segunda vez

Depois de intensa pressão nos últimos dias, tanto das organizações quanto dos atletas, o Comitê Olímpico Internacional (COI), junto do governo japonês, oficializou o adiamento para 2021 das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio, que ocorreriam neste ano, em função do surto do coronavírus. Dentro desse contexto está o nadador bajeense Roberto Alcalde, que buscava índice classificatório para as Paralimpíadas.
Em contato com o jornal MINUANO, Alcalde avaliou como prudente a decisão tomada pelo COI. Inclusive, ele afirma que, se as Paralimpíadas fossem mantidas, em virtude da proximidade da data, os atletas seriam obrigados a retomar os treinamentos antes do prazo recomendado pelas organizações de saúde e repartições públicas. “Para nós, foi um alívio. Já estávamos há algumas semanas sem treinar, por conta da quarentena. Nossas competições foram canceladas e vários países estão em situação muito pior que a nossa. Se ocorressem os Jogos, iríamos ter que desrespeitar os pedidos de cuidado com a saúde para poder competir. Na minha opinião, a decisão foi muito certa. Agora, é descansar e cuidar da saúde o máximo possível, até isso passar. Depois, recomeçar o ano do zero, correndo novamente atrás do índice”, manifesta.
Se obter o índice, Alcalde participará de sua segunda Paralimpíada. A estreia ocorreu no Rio 2016, quando ficou com o quinto lugar na final dos 100m peito. Em 2019, Alcalde teve uma temporada com o saldo positivo. Fora o título brasileiro, ele conquistou medalha de ouro no Parapan, em Lima (Peru), nos 100m peito, com a marca de 1min 38s 41. Este foi o bicampeonato, visto que também havia conquistado em Toronto (Canadá), em 2015. E no Mundial, realizado em Londres (Inglaterra), Alcalde ficou com a quinta posição, nos 100m peito e no revezamento misto 4x50m medley – com o time brasileiro.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...