MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Nutróloga explica sobre o que funciona e o que não para aumentar a imunidade

Publicada em 28/03/2020
Nutróloga explica sobre o que funciona e o que não para aumentar a imunidade | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Karen Obino fala sobre o assunto que vem gerando dúvidas

 

Em tempos de Covid-19, muitos querem saber qual a dieta para aumentar a imunidade e evitar qualquer tipo de gripe. Para esclarecer algumas dúvidas e buscar orientações corretas, o Jornal MINUANO conversou com a médica nutróloga, professora do programa de residência médica em Nutrologia, Karen Muñoz Obino. 

Uso de suplementos de vitaminas e minerais sem indicação médica?
"É como você dar oxigênio a alguém que não tem problema respiratório, o excesso pode ter um efeito contrario e piorar a imunidade. A vitamina A e o selênio em excesso, por exemplo, provocam queda de cabelo", orienta.  
O que funciona?  Karen sugere comer mais frutas, verduras, legumes, castanhas, assim, pela alimentação, o corpo regula o que realmente precisa.

Se encher de alimentos milagrosos ou superalimentos: mirtilo, batata yacon, kiwi,.. entre outros.
Karen explica que alimentos, sozinhos, não vão aumentar a imunidade. É a combinação entre os diversos grupos alimentares que mantém o estado nutricional.
O que funciona? Comer alimentos naturais de todos os grupos: verduras, carnes, feijões, cereais, frutas.
Probióticos: alguns em cápsulas, saches e outros até na junto com iogurtes.
"Até o momento, não existem evidências que colocar bactérias no intestino possa aumentar as defesas e, além disso, o seu intestino já possui bactérias para te defender. Colocando essas bactérias de fora pode causar uma competição e piorar o equilíbrio da sua flora. Existem indicações para uso de probióticos, como diarreias, por exemplo, mas não para a imunidade. O intestino é, de fato, o maior órgão de defesa do nosso organismo, manter ele bem é uma prioridade! Para isso, aumente a ingestão de fibras, assim, você vai dar a comida que as bactérias boas do seu intestino precisam para se desenvolver e com isso equilibrar sua microbiota", explica.
O que funciona?  Alimentos ricos em fibras como verduras, legumes, cereais integrais, frutas com casca, feijões, lentilha, ervilha, grão de bico.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br