MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Reposição dos insumos no combate ao coronavírus chega a presídios

Publicada em 29/03/2020
Reposição dos insumos no combate ao coronavírus chega a presídios | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Produtos endereçados aos presos passam por limpeza e esterilização antes do ingresso em casas prisionais

Começaram a chegar às unidades prisionais de todo o Estado os novos lotes de insumos para higienização e proteção do efetivo penitenciário de serviço durante o período da pandemia de Covid-19.

Ainda sábado (28), foram realizadas diversas entregas de materiais, como galões de álcool, álcool gel, luvas, máscaras e termômetros. Todas as delegacias regionais foram abastecidas, em um trabalho de reposição iniciado pela Divisão de Segurança e Escolta (DSE) da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) na quinta-feira (26). Esse material também está servindo para a esterilização de sacolas que entram nos presídios endereçadas aos presos. Antes do ingresso, todos os itens são retirados e passam por uma limpeza com álcool. Usando luvas, os agentes impedem que qualquer mercadoria contaminada possa ingressar nas dependências das casas prisionais.

A partir desta semana, em uma parceria com a Defensoria Pública, a Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e a Susepe darão início à chamada "Operação caça-vírus". Serão cinco patrulhas volantes, compostas por motorista e dois servidores, que visitarão todos os presídios do Estado, em roteiros divididos por regiões, com um itinerário que irá focar, principalmente, casas com maior número de servidores e presos.

O secretário da Seapen, Cesar Faccioli, explica que esse patrulhamento tem a finalidade de orientação, na prática, da parte da triagem, tanto de servidores como de presos. "E também de conscientização e orientação das rotinas, esclarecendo dúvidas”, acrescenta. A ação será feito dentro de rigorosos limites de segurança também junto aos presos. “Nesse caso, a equipe entraria nas celas e passaria diretamente a orientação de como proceder para não disseminar o vírus no interior da cadeia entre os presos”, acrescenta o superintendente da Susepe, Cesar da Veiga.

Depois, os integrantes da equipe farão uma desinfecção, em uma das celas, e em uma parte da área administrativa, demonstrando, na prática, o que precisa ser feito para esterilizar o ambiente. A Defensoria Pública fornecerá os veículos, os motoristas e o combustível, enquanto a Susepe entrará com os servidores e os insumos. Essa mesma equipe, na medida do possível, também estará munida de materiais sobressalentes, para eventuais faltas de kits em unidades prisionais visitadas, embora essa não seja sua principal finalidade.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br