MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Curso de Farmácia da Urcamp vai produzir álcool em gel e desinfetantes

Publicada em 30/03/2020
Curso de Farmácia da Urcamp vai produzir álcool em gel e desinfetantes | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Alunos e professores estão engajados na causa

O curso de Farmácia da Urcamp recebeu autorização sanitária da Vigilância em Saúde para produzir álcool em gel e saneantes, em um esforço para auxiliar nas ações de combate à pandemia de coronavírus (Covid-19). A produção deve iniciar nesta semana, visto que a equipe de professores e alunos que irão atuar na confecção aguarda a chegada da matéria-prima, que foi adquirida pela instituição de ensino.
Conforme o coordenador do curso de Farmácia da Urcamp, Guilherme Cassão, pessoas e entidades estão colaborando para a produção dos produtos. Ele ressalta que o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFsul) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) estão engajados para a cedência de profissionais e matéria-prima para a produção. Além disso, a farmácia Mistura da Terra também se inseriu, doando, neste momento, expressiva quantidade de álcool em gel 70% para ser utilizado no Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo, mantido pela Fundação Attila Taborda (Fat-Urcamp).
Cassão explica que, para evitar aglomerações, o trabalho será dividido em equipes que irão utilizar todo o equipamento de segurança sanitária. A ideia é produzir, na parte da manhã, os desinfetantes à base de cloro, e, à tarde, o álcool em gel. “Ainda não sabemos quando chega o material para produção, mas estamos contando com o apoio da presidente do conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul, Silvana de Vargas Furquim, que está se empenhando na busca de matéria-prima junto às empresas e órgãos governamentais” ressalta.
O coordenador lembra ainda que o curso recebeu doação de saneantes do Cantegril Clube de Bagé, que serão utilizados para a produção dos desinfetantes. Ele explica que estes produtos serão utilizados na condução de todo o processo de preparação do Hospital de Campanha, que deve funcionar, caso necessário, no Ginásio Corujão, também mantido pela Fat-Urcamp. “Os produtos irão manter os ambientes higienizados e garantir a qualidade de atendimento a quem ali estiver, melhorando ainda mais as condições de trabalho dos profissionais que estarão no atendimento”, relata.
O farmacêutico agradeceu de forma especial ao coordenador de Vigilância em Saúde, Geraldo Leal Gomes, bem como ao agente de combate a endemias, Daniel Augusto Corrêa Teixeira, pelo rápido atendimento à solicitação e liberação da autorização sanitária. Também reforçou o apoio da instituição de ensino ao esforço de combate ao Covid-19. “Estamos todos engajados nesta luta, com pessoas que estão sendo fundamentais neste processo, como Isabel Messias, que não mede esforços para contribuir de todas as formas com esta nobre causa de garantir saúde a todos”, destaca.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br