Cidade
Empresas de alimentação se adaptam às novas medidas durante a pandemia do covid-19
Com a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Bagé e as primeiras medidas adotadas pelo governo municipal para frear o contágio, muitas empresas tiveram de se adaptar às novas diretrizes. Bares e restaurantes tiveram que fechar as portas e atender somente via tele-entrega. Para empresas que já funcionavam apenas no sistema delivery, a adequação foi mais tranquila, mas com cuidados redobrados na hora do preparo e da entrega.
É o caso da Una Pizza delivery da empresária Camila Santos Camargo. Ela conta que não chegou a alterar drasticamente a rotina da empresa, já que sempre primou pelos cuidados com a higienização.
Contudo, durante o contato via WhatsApp para receber os pedidos, faz uma série de orientações aos clientes, como dar preferência aos pagamentos por transferência bancária ou cartão de crédito e débito, ao invés do dinheiro; descartar imediatamente a embalagem de papel, assim que o pedido chegar e lavar as mãos antes de manipular os alimentos. "A minha comunicação com os clientes sempre foi bem forte pelo Whats", destaca.
Outro caso é do FunBurgers, que após parada de seis dias para reorganizar a rotina em tempos de pandemia, retomou as atividades com equipe reduzida e várias medidas de segurança, tanto para os colaboradores quanto para os consumidores. As novas medidas foram apresentadas através das redes sociais da empresa durante esta semana. Além do pagamento on-line ou com cartão e equipe reduzida, a empresa também adotou novo horário, avaliação diária de temperatura e estado de saúde do colaborador, com dispensa imediata caso alguma alteração seja registrada. Aliás, os colaboradores que se encontram no grupo de risco não estão nas escalas semanais durante o período crítico da pandemia, além de também serem dispensados caso necessitem de transporte coletivo. Apenas funcionários com transporte individual estão atuantes, no momento.
Entre as medidas de higiene, já adotadas pela empresa desde 2017, mas agora reforçadas, estão o uso de luvas, toucas, máscaras e óculos nas cozinhas, e alarmes de 30 em 30 minutos para higienização das mãos; higienização constante de todo mobiliário e máquinas de cartões, antes e após qualquer utilização. Além disso, os entregadores terão álcool em gel e panos limpos para realizar as higienizações necessárias e utilizarão máscaras e luvas em todas as entregas.
Em aplicativos de pedido de comida, já é possível escolher a modalidade de entrega: direto em mãos com o entregador ou com a possibilidade de o produto ser entregue sem contato. Os supermercados também se adaptaram ao momento e muitos atendem, de forma emergencial, com pedidos via WhatsApp e entrega realizada de forma adequada, com cuidados específicos para evitar a proliferação do vírus.
Em aplicativos de pedido de comida, já é possível escolher a modalidade de entrega: direto em mãos com o entregador ou com a possibilidade de o produto ser entregue sem contato. Os supermercados também se adaptaram ao momento e muitos atendem, de forma emergencial, com pedidos via WhatsApp e entrega realizada de forma adequada, com cuidados específicos para evitar a proliferação do vírus.