MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Opinião

O combatente imprescindível

Publicada em 30/03/2020
O combatente imprescindível | Opinião | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

por Eduardo Leite
Governador do Rio Grande do Sul

A tarefa de conter a expansão da epidemia do Covid-19 no Rio Grande do Sul reforçou uma convicção pessoal: fomos eleitos para apresentar soluções, nos mais diversos âmbitos da vida administrativa do Estado. Ocupamos espaços transitórios de poder para agir, articular e liderar, não para acumular energia com vistas ao próximo passo eleitoral.

A pandemia testa nossa capacidade de planejamento e articulação, e é por isso que, entre outros motivos, devemos levá-la a sério. Não podemos fomentar o pânico ou a histeria digital. Temos que enfrentar com argumentos científicos as maquinações conspiratórias. Colocar a prática da empatia no lugar do egoísmo.

O desafio lançado pela pandemia globalizada é claro: precisamos mudar comportamentos, individual e coletivamente. A enfermidade vai chegar com força entre os mais vulneráveis, entre os de mais idade, entre aqueles que já possuem debilidades crônicas de saúde. Atingirá os mais frágeis da nossa sociedade, a quem devemos a obrigação de proteger. Estamos propondo e executando medidas drásticas, antipáticas e restritivas, mas que irão retardar a velocidade de dispersão de um vírus que não respeita fronteiras.

Ainda que desconheçamos a extensão e o prazo dos seus efeitos, não fomos pegos de surpresa. O governo do Estado prepara-se desde janeiro, com um plano de contingência feito pela nossa Secretaria da Saúde. Organizamos e qualificamos a nossa rede hospitalar, monitoramos os casos, alteramos rotinas internas de trabalho, mobilizamos bancos públicos, restringimos deslocamentos – enfim, acionamos um amplo esquema de distanciamento e cuidado social, que depende da adesão de cada gaúcha e gaúcho.

Estamos em uma guerra sanitária. Resolvi travá-la com transparência, convocando os demais poderes e a sociedade para um esforço de ação e conscientização. Não é hora nem de disputar protagonismo, nem de duvidar da necessidade de zelo máximo. Todo o esforço institucional para administrar o avanço dessa doença sorrateira será ineficaz se não puder contar com o combatente mais imprescindível: você.


Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br