MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Medida de isolamento permanece em vigor por mais sete dias

Publicada em 31/03/2020
Medida de isolamento permanece em vigor por mais sete dias | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
“Bagé está numa situação de contaminante”, justificou chefe do Executivo

O prefeito Divaldo Lara confirmou, em coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira, que as medidas de isolamento serão mantidas por mais sete dias, com o prazo correndo a partir de quarta-feira. Aliás, o decreto municipal tinha validade até quarta-feira. Entretanto, em virtude de mais seis novos casos terem sido confirmados, somente num período de 24 horas, o poder público municipal optou por já estender o prazo, antes mesmo do encerramento.  Assim, se contabilizar desde quando surgiu o primeiro caso de contaminação, serão 21 dias de isolamento na cidade.
Até o final da tarde desta segunda-feira, 15 casos de contaminação tinham sido confirmados em Bagé. Em termos de percentual por habitante, a Rainha da Fronteira supera até mesmo Porto Alegre. Ou seja, nesse tipo de cálculo, é a cidade mais contaminada no Rio Grande do Sul.
Porém, o prefeito Divaldo Lara também expõe outro fator que foi determinante para a prorrogação antecipada das medidas de isolamento por mais sete dias. Atualmente, Bagé conta com o registro de três linhas de transmissão e, conforme Divaldo, uma delas ainda não foi encontrada o contaminante. Ou seja, a cidade passou a ser classificada na categoria de contaminação comunitária. A medida de isolamento por mais sete dias, segundo o prefeito, é o prazo mínimo orientado pela Secretaria de Saúde de Estado, nesse tipo de situação. “A Prefeitura está estruturada, mais não concretizada, por falta ações efetivas do governo do Estado. Estamos com medidas epidemiológicas encaminhadas também, com a contratação dos kits de exames rápidos e a vida dos cientistas da Ufpel (Universidade Federal de Pelotas). São 120 leitos encaminhados e 25 leitos de UTI também”, explana.
No caso do decreto, permanece a mesma determinação. Ou seja, somente atividades consideradas como “essenciais” permanecem em funcionamento no município. Outras medidas, como o toque de recolher, também não sofrerá alterações. No transporte público municipal, Divaldo informa que, ao final de cada linha e nas paradas, haverá desinfecção. “Bagé está numa situação de contaminante”, declara. Quanto aos impactos populacionais da pandemia, Divaldo afirma que 45 pessoas estão em fase de testes. Em isolamento, são mais de 50 profissionais de saúde.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br