MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Trabalho do Daeb pretende melhorar abastecimento em pontas de rede

Publicada em 31/03/2020

O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) está realizando diversas obras para tentar resolver problemas de abastecimento em locais chamados "ponta de rede". Nestes pontos terminais de distribuição, a pressão da água tende a diminuir em épocas de racionamento.Entre os bairros em que a autarquia está trabalhando para melhorar o fornecimento de água estão o bairro União, Floresta, Pedra Branca e Damé. Nas ações realizadas, estão manutenções em motores e bombas, além de sondagens nas tubulações.

Em relação ao consumo, a avaliação da primeira semana de racionamento não é totalmente satisfatória. "Economizamos uma média de 19% nestes primeiros dias. A população precisa nos ajudar para economizar ainda mais", ressalta Graciano Pereira, diretor do Daeb. Segundo ele, uma ação conscientizadora precisa ser realizada dentro dos condomínios. Nos últimos dias, o Daeb tem recebido inúmeras reclamações de falta de água nestes tipos de residenciais. "Há alguns condomínios em que as pessoas seguem consumindo normalmente. Aí, a água reservada nas caixas, que são abastecidas apenas 12 horas, não está dando conta da demanda. Resultado: estes prédios acabam ficando desabastecidos", explica.

O Daeb lembra que desperdícios de água, como lavagem de calçadas e carros, estão proibidos por decreto municipal e estão sujeitos a multa. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 08005102219, 32407800 ou 115. Para poder autuar, a Autarquia necessita realizar o flagrante da ação.

Chuvas e barragens

Março está encerrando praticamente sem ocorrência de chuvas. Neste mês, a Estação de Tratamento de Água (ETA) registrou apenas 11 milímetros de precipitação.

Com este cenário e com a continuidade de temperaturas altas, as barragens da cidade estão com níveis ainda mais baixos. A Sanga Rasa está com 5,50 m negativos, a do Piraí está 3,75 m aquém e a Emergencial está 1,10 m abaixo do normal.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br