ANO: 26 | Nº: 6543
01/04/2020 Cidade

COE confirma a cura de cinco pacientes contaminados com coronavírus em Bagé

Foto: Tiago Rolim de Moura

Na manhã desta quarta-feira, dia 1º, a coordenadora do Centro de Operações de Emergência (COE) da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, Flávia Marzola, confirmou que cinco dos 15 infectados com o vírus covid-19, em Bagé, apresentaram reversão do processo, sendo considerados curados.
A médica pneumologista explica que os exames para constatar a reversão do quadro são de natureza clínica, com observação de possíveis sintomas, e laboratorial, como exames de sangue.
Após realizar os testes, os cinco pacientes tiveram a cura da doença atestada, garantindo imunidade contra o vírus. Contudo, mesmo assim há urgência na manutenção do isolamento social para estes indivíduos. “O isolamento social é para toda a população. Não pegam a doença (os pacientes já curados), mas podem levar o vírus na roupa ou nas mãos para casa”, explica.
Flávia adianta, ainda, que mais casos de cura (ela especifica, no mínimo, quatro) devem ser anunciados até o final de semana.
No momento, nenhuma instituição de saúde do município registra internados por conta do covid-19. Contudo, o paciente zero de Bagé segue internado em Porto Alegre, em tratamento intensivo.
Orientação
De acordo com o coordenador da 7ª CRS, Ricardo Necchi, esses pacientes não precisaram de internação hospitalar ou mesmo ventilação mecânica. Todos permaneceram em suas casas pelo período de 14 dias, recomendado pela Organização Mundial de Saúde, a chamada quarentena, e já estão aptos a retornarem suas atividades.
A recomendação do Secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, é que apenas pessoas com febre prolongada (mais de 48 horas) ou dificuldade para respirar procurem os hospitais. "Devemos obedecer o isolamento social para evitarmos a velocidade de propagação do vírus, dando tempo para que os hospitais tenham condições de atender, não havendo nenhum colapso em nosso município. Estamos preparados e fazendo nosso trabalho, por isso pedimos que todos fiquem em casa e nos ajudem", pontuou.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...