ANO: 26 | Nº: 6590
01/04/2020 Segurança

Definido funcionamento de áreas de desinfecção contra o coronavírus em Bagé; implantação inicia hoje

Foto: Divulgação

Uma reunião realizada na manhã de terça-feira, no Quartel General, com a participação do General Júlio César Baltieri, Comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Coronel Carlos André Maciel Levy, chefe do Estado Maior da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, chefe de gabinete, Deise Quadros, coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, coordenador da Defesa Civil, Tenente Ronaldo Rosa, e demais representantes da unidade, definiu a instalação de áreas de desinfecção - anteriormente chamadas de barreiras - em três pontos de entrada de Bagé.

As áreas determinadas são nos dois acessos a Bagé pela BR-293 (Santa Tecla e São Domingos) e uma no trevo de acesso entre a cidade e Aceguá, pela BR-153. A intenção é controlar a entrada de pessoas que possam estar infectados com o coronavírus.

No encontro, ficou definido que o controle será realizado entre 8h e 18h, com equipes da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Defesa Civil e militares do Exército Brasileiro, que farão a abordagem dos veículos, entrevista com os passageiros, através de uma pesquisa sobre a origem e estado de saúde dos que adentram ao município, visando o reforço as medidas preventivas de disseminação do covid-19, bem como a coleta de dados para o melhor mapeamento da doença no município, orientação educativa com a entrega de materiais informativos e desinfecção dos veículos. A ação contará com efetivo de quatro militares em cada um dos postos.

“Mediante novos casos da doença em nossa cidade, já era esperado que o Exército estivesse ao nosso lado e de pronto colocou seus militares em nossas áreas de desinfecção. Agradeço mais essa parceria das Forças Armadas, que estará trabalhando com a nossa equipe nessa ação de defesa e guarda da nossa população”, disse o secretário de Saúde.

O coronel Levy também falou da atividade. “Estamos contribuindo para que a sociedade tenha sensação de segurança e que a gente possa ter controle das pessoas que entram e saem da cidade. Não é um posto de bloqueio e interrupção, mas de orientação e desinfecção dos automóveis. É uma colaboração do Exército em prol da comunidade”, completou.

Exército

No contexto das ações contra a disseminação da infecção humana pelo coronavírus SARS (covid-19), a Defesa Civil de Bagé solicitou, na segunda-feira passada, o auxílio do Exército Brasileiro na campanha de conscientização da população que adentra ao município.

Segundo nota do Exército, a Campanha consistirá em coleta de informação dos que acessam a cidade, bem como na orientação sanitária a estes. Cabe ressaltar que o poder municipal, por intermédio de sua Secretaria de Saúde, a qual o Exército dará suporte, não realizará Barreiras Sanitárias e sim terá um posto de orientação visando o esclarecimento sobre os sintomas da doença, bem como as medidas a serem adotadas em casos suspeitos.

A reunião consistiu na definição de horários de funcionamento, divisão de tarefas, onde coube ao Exército Brasileiro apoiar na desinfecção de veículos, com equipamento de proteção individual e material desinfetante fornecidos pela Prefeitura da cidade. Concomitantemente, agentes de saúde do município realizarão a pesquisa sobre a origem e estado de saúde dos que adentram ao município, visando o reforço as medidas preventivas de disseminação do coronavírus, bem como a coleta de dados para o melhor mapeamento da doença no município.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...