MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

'Mais de 50% dos casos na França são pessoas abaixo de 60', aponta Ricardo Lugris

Publicada em 01/04/2020
'Mais de 50% dos casos na França são pessoas abaixo de 60', aponta Ricardo Lugris | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Bajeense destaca cenário vivido pelo povo francês

Radicado há 24 anos na França, Ricardo (Alfonsito) Lugris, de 62 anos, atua como vice-presidente de Marketing na Europa da Nordic Aviation Capital (NAC). Residente em Gouviex, no departamento francês de Oise, o bajeense informa que, desde o dia 16 de março, o governo decretou o confinamento de seus 67 milhões de habitantes, por um período inicial de 15 dias, e já estendido até o dia 15 de abril, em virtude da rápida progressão do vírus. A decisão é no mesmo molde do que ocorreu na China, Itália e Espanha.
“Em Gouvieux, pequena cidade de 12 mil habitantes, onde vivo há 24 anos,  a medida foi recebida de forma positiva, já que nossa região, - Hauts de France, e particularmente nosso Departamento o Oise, foi  um dos mais atingidos por essa epidemia, com quase mil  casos. É importante mencionar que há 45 dias, tínhamos apenas dois casos na França. Hoje, temos quase 40 mil, com quase 5 mil pessoas internadas em estado grave nas UTIs. Portanto, a medida de confinamento total  é a mais eficaz para poder reduzir a velocidade de  propagação do vírus e dar tempo ao sistema de saúde e sanitário do país de se recuperar”, argumenta.
A rotina dos franceses mudou radicalmente. Segundo Ricardo, os cidadãos podem deixar suas por apenas quatro razões: ir ao médico, comprar comida, ajudar a um familiar em fragilidade e ir ao trabalho, caso o home office não seja possível. “Todo o comércio está fechado, com exceção daqueles dedicados à alimentação, supermercados, açougues, fruteiras, padarias e farmácias. Não há teatro, cinema, estádios, restaurantes, ou qualquer outra forma de lazer abertos. Nas compras, somente uma pessoa poderá sair de casa e deve-se preencher, para todos os casos, uma declaração sob palavra, que o destino será aquele indicado no documento a ser apresentado à polícia. Curiosamente, desde a semana passada, começamos a ter belos dias de sol com a  chegada da primavera, tão esperada há quase seis meses. Mesmo assim, as pessoas, em sua imensa maioria, permanecem em suas casas conscientes de que essa é a única maneira de aniquilar com esse agressivo vírus”, ressalta.
Uma estatística que serve como alerta é de que mais de 50% dos casos de contaminação são com pessoas com menos de 60 anos de idade. Isso evidencia o argumento de que os cuidados mais drásticos não se restringem somente aos idosos. “A nível de transporte, é praticamente impossível viajar, pois a maior parte das companhias aéreas está com suas aeronaves no solo e 90% dos voos foram cancelados. Se alguém pretendia vir de férias à Europa nos próximos meses, adie. Não é hora. Para mim, que atuo no mercado de leasing de aeronaves comerciais, o momento é dramático, com enorme crise instalada no setor de transporte aéreo. Creio que, levando em conta as rápidas e drásticas medidas tomadas pelos governos europeus, o balanço sanitário será normalizado em dois ou três meses, mas o impacto econômico dessa crise deixará sequelas no mundo inteiro que deverão durar por vários anos. No mais, temos confiança na seriedade e comprometimento dos líderes e instituições francesas e europeias”, expõe.
No contexto populacional, Ricardo diz que o povo francês, conhecido por cultivar o contato físico, espera ansiosamente que tudo volte ao normal. “Como disse apropriadamente o presidente Macron, em alocução ao vivo pela TV, há dez dias, assistida por 80% da população, ‘Estamos em guerra’.  O inimigo é invisível, mas é uma guerra. E pediu o apoio de todos os cidadãos franceses. Neste país, a palavra ‘citoyen’ (cidadão) tem uma conotação quase sagrada, com suas origens na Revolução Francesa. Assim, seguiremos com paciência e expectativa em nossos lares, aproveitando esses momentos em família para uma grande reflexão do que o ser humano está realmente provocando em seu planeta e para ele mesmo. Algo deve estar profundamente errado quando a nível planetário, pessoas precisam perder sua liberdade de ir e vir, para encastelar-se em sua casa com medo do mais mínimo contato com seu semelhante. A França, como todo povo latino, cultiva o abraço, o aperto de mão e o beijo como forma de saudação e apreço. Hoje, estamos impedidos de o fazer e percebo claramente o desconforto das pessoas em não poder cumprimentar-se devidamente. Não importa, lhes digo eu. ‘Quando tudo isto acabar, vamos nos abraçar e beijar loucamente’. Dizendo isso, não somente diluo um momento embaraçoso para os franceses, mas provoco um belo sorriso com minha promessa, que  sinceramente, espero cumprir em poucos meses”, finaliza. 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br