MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Social

Nutricionista alerta: todo cuidado é pouco na prevenção do Covid-19

Publicada em 01/04/2020
Nutricionista alerta: todo cuidado é pouco na prevenção do Covid-19 | Social | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Os alimentos in natura como hortaliças e frutas antes de armazenar na refrigeração, deverão ser lavados e higienizados com hipoclorito de sódio

A pedido da reportagem do Jornal MINUANO,a professora, doutora e coordenadora do curso de Nutrição da Urcamp, Mônica Palomino, comentou que as donas de casas são membros importantes da cadeia produtiva de alimentos e, nesse contexto, o conhecimento na aquisição e manipulação correta de alimentos pode auxiliar a manutenção da saúde da família em tempos de coronavírus. 
A especialista alerta que a falta de conhecimento com relação às boas práticas de manipulação dos alimentos podem ser consideradas fatores de risco. "Na pandemia em que estamos vivendo, o cuidado na aquisição dos alimentos deve ser redobrado, ou seja, o consumidor deve observar as medidas de higiene do estabelecimento comercial, condições de armazenamento e apresentação do produto", observa.
Conforme Mônica, as principais dicas são: "ao chegar em casa, as sacolas deverão ser descartadas e as embalagens limpas; os alimentos in natura, como hortaliças e frutas, antes de armazenar na refrigeração, deverão ser lavados e higienizados com  hipoclorito de sódio; elabore receitas de sucos que contêm maior concentração de vitamina C. Escolha frutas como laranja, kiwi, maçã, mamão, melão, laranja, tangerina, caqui e abacaxi, que são do grupo das de cores laranja e amarela – provenientes dos fitoquímicos presentes nelas, são muito ricas em betacaroteno, antioxidante que fortalece o sistema imunológico; e atenção: antes de preparar os sucos, lembre-se de lavar bem os alimentos que serão utilizados e não coe o suco depois de pronto, para melhor aproveitamento de fibras e nutrientes".

 

Alerta

A coordenadora do curso de Nutrição da Urcamp salienta que o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) recorda um alerta que é motivo de preocupação de informações que circulam nas redes sociais (cards, áudios e vídeos) com orientações sobre supostas terapias milagrosas no campo da nutrição. "Alimentos, superalimentos, shots, sucos e até soroterapias por infusão endovenosa de nutrientes (vitaminas, minerais, aminoácidos, antioxidantes e outros nutrientes e compostos) estão sendo alardeadas como capazes de prevenir ou combater o coronavírus por meio do fortalecimento do sistema imunológico. Entretanto, o CFN informa que não existem protocolos técnicos nem evidências científicas que sustentem alegações milagrosas", frisa.

Certamente, uma alimentação rica em micronutrientes (minerais e vitaminas), associada a substâncias bioativas (não nutrientes) presentes em alimentos que possuem atividade de redução do risco de doenças, podem trazer benefícios, mas não especificamente ao Covid-19. "Se utilizados de forma habitual, podem condicionar um sistema imunológico mais eficiente, com menor risco de doenças. Entretanto, é importante ter consciência que tais hábitos não nos livram da responsabilidade de adotar as medidas preventivas recomendadas", conclui.

  

 

 

 

 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Social
O pensamento do dia... Anteontem
Porta do Sol Anteontem
Empório AZ Anteontem
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br