ANO: 26 | Nº: 6590
02/04/2020 Fogo cruzado

Governo federal reconhece situação de emergência de Bagé e Dom Pedrito

Foto: Tiago Rolim de Moura


Um dia após o Governo do Rio Grande do Sul homologar as situações de emergência de Bagé e Dom Pedrito devido à estiagem, a União publicou portaria, no dia 31, no Diário Oficial, reconhecendo os decretos de ambos os municípios da região da Campanha.
O documento, assinado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, também insere a cidade de Ibirubá no contexto de municípios cujos prejuízos ocasionados pela escassez de chuvas foram comprovados.
A expectativa, a partir disto, é pelo auxílio dos governos federal e estadual para que os municípios possam amenizar as perdas.
No caso de Bagé, especificamente, além dos prejuízos financeiros, o município também já enfrenta o racionamento de água, com rodízio no fornecimento para a população da cidade. E, por enquanto, a tendência é que isso não se altere – salvo que um excesso pluviométrico consistente seja registrado.
Na quarta-feira, o Departamento de Água, Arroios e Esgotos (Daeb) atualizou as informações sobre as reservas de hídrico. "O mês de março encerrou com apenas 11 milímetros de precipitação. A barragem da Sanga Rasa está 5,55 metros abaixo do normal, a do Piraí está com 3,90 m negativos e a Emergencial está 1,25 m aquém", anunciou o setor de comunicação da autarquia.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...