ANO: 26 | Nº: 6525
02/04/2020 Urcamp em Pauta

Primeira videoaula do projeto Movieaula dinamiza atividades on-line do curso de História

Foto: Reprodução JM

Recurso pedagógico conecta professores e estudantes em período de isolamento
Recurso pedagógico conecta professores e estudantes em período de isolamento
A chegada da pandemia do Coronavírus tem exigido da sociedade brasileira uma série de mudanças de hábitos que vão da preservação de noções de higienização até a geração de mudanças que afetam a própria maneira de trabalhar. Na Urcamp, os investimentos em tecnologia e alterações curriculares permitem que as atividades possam ser mantidas no sistema home-office ou trabalho em casa. Tanto as aulas quanto atividades de gestão e serviço são mantidas há duas semanas por meio de computadores ou serviço remoto. Na semana passada a professora Clarisse Ismério publicou a primeira videoaula do projeto Movieaula, iniciativa para a qual os professores começaram a ser capacitados ainda em 2019.

"O objetivo do projeto visa prepará-los para o ensino híbrido e a Distância, mas se evidenciou como excelente instrumento pedagógico em momentos de distanciamento involuntário", afirma a pró-reitora de Ensino, Virgínia Paiva Dreux. O tema da primeira videoaula publicada no curso de História é o conceito patrimônio cultural e foi ministrada pela professora que também exerce a coordenação do curso. Doutora em História, Clarisse percebe as videoaulas como um recurso que pode trazer dinâmica aos conteúdos teóricos. "O fato de a gente poder trazer ilustrações, mudar de cenários e até gravar videoaulas em locais como museus traz uma dinâmica diferente da sala de aula tradicional", afirma. A acadêmica Miriã Santos de Farias da Rosa avalia que a videoaula antecipou temas que instigaram debate dos estudantes durante a aula. "A videoaula fez um resumo do conteúdo que a professora ampliou, trazendo tópicos para a gente aprofundar", é muito interessante. As próximas publicações serão do professor Tibério Bassi de Melo, do curso de Direito.


Reinventar-se sempre
A pró-reitora Virgínia Paiva Dreux destaca o resultado positivo da proposta e avalia o momento em que sua utilização se tornou tão importante. "Atravessamos um momento de total incerteza, fazendo com que a gente se reinvente sempre. O desafio é manter os acadêmicos nas aulas, não da forma presencial como gostaríamos, mas on-line. Então, quando percebemos que é possível fazer isso com qualidade percebemos nossa força e nosso futuro, sem riscos ao semestre letivo." Virgínia destaca que nesse período cada professor encarou seu tempo de aula com ferramentas tecnológicas que mais se adequaram à sua experiência e conteúdo. "As videoaulas produzidas no projeto Movieaula, integram diferentes setores da Urcamp e oferecem uma oportunidade de produzir as videoaulas de professores nos mais diversos cursos a partir de um grupo de cooperação da própria instituição. Hoje todos estão muito conectados", conclui.


O projeto Movieaula
O recurso da videoaula é gerenciado pelo projeto Movieaula, coordenado pelo jornalista e mestre em educação Glauber Pereira. A atividade é uma proposta da Pró-reitoria de Ensino, desenvolvida para apoiar a gravação de conteúdos em audiovisual dos professores da instituição. O trabalho diversifica atividades do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), curso de Jornalismo, e Núcleo de Atendimento Docente, Discente (NADD). A produção pode ser solicitada pelo sistema de processos internos da Urcamp como demanda ao laboratório de telejornalismo. O trabalho de produção tem cooperação teórica da coordenadora do NEAD, Christian Severo, e da coordenadora do NADD, Josefa Souza. A edição e pós-produção das videoaulas é exercida pelo jornalista Jeferson Vainer, que também monitora os projetos de audiovisual do curso de jornalismo.

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...