MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Bajeense que joga na Itália atualiza situação do país

Publicada em 03/04/2020
Bajeense que joga na Itália atualiza situação do país | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Atleta vive fora do Brasil desde agosto de 2018

Se levar em conta o número de contaminados por habitantes, a Itália é o caso mais preocupante no cenário mundial. Cerca de 30% das mortes por coronavírus são concentradas no país, que já registrou mais de 13 mil óbitos e mais de 110 mil contaminados. No dia 14 de março, o Jornal MINUANO publicou uma entrevista com o zagueiro bajeense Gonçalo Menini, de 15 anos, que vive na região da Lombardia e atua nas categorias de base da Fiorentina. Passados cerca de 20 dias, o atleta traz um relato atualizado do que vem ocorrendo no país.

“Isso afeta muito a moral do povo”, aponta

Segundo Menini, já faz um mês que o governo italiano implantou a obrigatoriedade da população ficar em casa. Ele ressalta que só sai quando há extrema necessidade, como fazer compras no supermercado. “No início, várias pessoas descumpriram a ordem e foram multadas. Agora, ninguém sai de casa. Nas últimas duas semanas nós não temos recebido muitas notícias, nem coisas boas nem coisas ruins. Percebo que isso afeta muito a moral do povo. Acredito que esses danos não serão em curto prazo. A Itália, em geral, ainda vai acabar sofrendo muito com a perda populacional, não só no período da pandemia”, argumenta.
Obviamente, diante de todo o cenário, os treinamentos de Menini na Fiorentina permanecem suspensos. Quanto às escolas, praticamente todas implementaram o recurso das vídeo aulas. “Creio que essa quarentena vai ser uma coisa bem duradoura, ao contrário do que muitos pensavam. Na primeira semana que não tivemos aula, a diretora disse que voltaríamos em seguida e que teríamos que nos acostumar com a doença. Mal ela sabia tudo que iria acontecer. Ainda que mais lentamente, nos últimos dias, os casos continuam a subir. Não se tem uma previsão concreta de quando seremos liberados para sair de casa”, relata.
Em meio ao isolamento total da população, Menini informa que está em discussão uma possibilidade de permitir que crianças possam ficar ao redor das casas, com cuidado do responsável. Outra hipótese levantada foi das pessoas que moram em condomínios permanecerem em áreas abertas que fossem dentro do complexo. Porém, a medida foi refutada pelas repartições públicas de saúde italiana. “Quando os casos de contaminações baixarem, a tendência é que afrouxem para que, aos poucos, possamos voltar à rotina. Assim eu espero”, finaliza.

A trajetória do zagueiro

Oriundo do projeto Roma Academy, que possuiu uma filial em Bagé, Gonçalo Menini despontou para o futebol em agosto de 2018, quando foi convidado a jogar na Itália. Assessorado pelo pai Igor Menini, idealizador do projeto da Roma no Sul do Brasil, Gonçalo foi descoberto por ter participado, anteriormente, de intercâmbios na Itália.
Inicialmente, o foco era atuar pela Fiorentina, contudo, ao chegar ao país, transferiu-se para a base da Juventus. Após atuar por um ano e meio em Turim, Gonçalo retornou à Fiorentina. Conforme Igor, pai do atleta, chegaram, recentemente, propostas para atuar no futebol de Dubai (Emirados Árabes Unidos) e na Polônia. Contudo, em virtude das perspectivas de crescimento, Gonçalo optou por permanecer na Itália. Até porque, além do futebol em si, o bajeense tem se submetido a uma série de estudos. "Ele está bem adaptado, tanto que fala fluente italiano, francês, inglês e espanhol, além, claro, da língua materna. Está entre os cinco melhores alunos da escola dele, o que garante, a partir de julho, um curso técnico de turismo”, relatou Igor, em entrevista publicada no MINUANO, dia 11 de março de 2020.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br