MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeitura de Dom Pedrito lança programa Imunização para Sempre

Publicada em 03/04/2020
Prefeitura de Dom Pedrito lança programa Imunização para Sempre | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cidade conta com um caso confirmado de Covid-19

Até o momento, Dom Pedrito conta com um caso de contaminação de coronavírus e outros 10 suspeitos. A situação confirmada trata-se de uma mulher de 48 anos, que está em fase de recuperação, com acompanhamento clínico. A suspeita é de que tenha contraído a doença após uma consulta médica em Bagé. Para assegurar que o vírus não se expanda na Capital da Paz, o prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves lançou o Programa Imunização para Sempre.
Segundo o chefe do Executivo pedritense, a iniciativa é resultado de um estudo feito por dois médicos locais e tem sido implantado, aos poucos, pela prefeitura. O foco da ação é fortalecer a imunidade dos pacientes, principalmente os que estão dentro das zonas de riscos. “É tudo de acordo com as comorbidades que cada um tem. Hipertensos, por exemplo, tem um trabalho individualizado com visitas domiciliares, no sentido de controle da alimentação e prática de exercícios. Da mesma forma o trabalho é feito com o diabético, pelo controle de insulina e alimentação. Asmático ou com problemas respiratórios, pela conscientização de parar de filmar. Mães de filhos pequenos estão sento orientadas a substituir os salgadinhos e bolachinhas recheadas por legumes”, exemplifica.
Devido à exposição do vírus, Mário Augusto aponta que toda a população, independente da faixa etária e se faz ou não parte de grupo de risco, corre risco de ter contato com o Covid-19. Por isso, adota essa medida preventiva. “Nossa intenção é que os pacientes estejam preparados. É um estudo científico originado em Dom Pedrito. Em breve, teremos apoio de universidades para realizarmos o acompanhamento”, detalha.

Medidas adotadas nas ruas

De acordo com o prefeito, o primeiro ato da administração pública foi o fechamento do comércio. Depois, o município estendeu a determinação proibindo qualquer ocupação de espaços públicos. “Bares e restaurantes estão fechados. Proibimos, também, o consumo de bebidas alcoólicas em qualquer lugar público, a fim de evitar aglomerações. Determinamos o início do toque de recolher para as 21h. Porém, desde às 19h, um carro de som passa pela rua, orientando à população. Destaco que qualquer medida que tomamos sempre tem aval do Ministério Público”, salienta.
Outro fator mencionado por Mário Augusto é de que Dom Pedrito é uma das primeiras cidades a criar um ambulatório para sintomáticos respiratórios. “Todos os pacientes sintomáticos não vão ao Pronto-Socorro ou Unidade Básica de Saúde. Vão direto para um laboratório, que funciona no Centro de Convivência da Família que estava fechado, em virtude do surto do coronavírus”, destaca.

Município disponibiliza atendimento psicológico

Para ajudar à comunidade com relação ao distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Dom Pedrito disponibiliza, desde ontem, um número que será atendido por psicólogas, da rede de Atenção Básica do quadro da Secretaria de Saúde.
A iniciativa visa dar informações e apoio para quem está em situação emocional mais vulnerável, buscando ferramentas para lidar com as situações de medo, angústia e incertezas. O atendimento será via ligação telefônica e acontece diariamente, das 7h30min às 13h30min, pelo número (53) 997 067 936.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br