MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Secretário de Saúde orienta sobre utilização de máscara de pano na prevenção ao coronavírus

Publicada em 03/04/2020
Secretário de Saúde orienta sobre utilização de máscara de pano na prevenção ao coronavírus | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Máscaras de pano também podem ajudar na proteção contra o vírus


Na última quarta-feira (1º), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que "qualquer pessoa" pode usar máscaras de pano como barreira contra o coronavírus. Até então, a orientação era que somente profissionais de saúde e pessoas com sintomas ou com casos confirmados da Covid-19 usassem o equipamento de proteção. Mandetta também reforçou que o item pode ser caseiro e pediu para que as máscaras cirúrgicas ou N95, que oferecem maior proteção, sejam deixadas apenas para o uso de profissionais da saúde. Ele solicitou, inclusive, para que quem comprou o modelo N95 doe aos hospitais para uso dos médicos.

Bagé, depois de Porto Alegre, é a segunda cidade gaúcha com maior número de pessoas confirmadas com o coronavírus. Na última atualização realizada pelo Centro de Operações de Emergência (COE) da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, na manhã desta sexta-feira, já são 17 pacientes contaminadas pela Covid-19. O secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, também recomenda a utilização de máscaras como forma de evitar a disseminação do vírus no município. "Eu quero fazer um pedido à população que ajudem a nossa sociedade a adotar esse hábito que irá garantir a proteção, não apenas daqueles que estão usando as máscaras, mas também de terceiros, que por ventura não estejam usando, além de permanecerem em suas casas", disse.

Segundo Kalil, as máscaras de pano também podem ajudar na proteção contra o vírus. Ele conta que os acessórios formam uma barreira e evitam que o usuário seja atingido por gotículas de saliva vindas de outras pessoas. O secretário ainda destaca que a máscara caseira faz uma barreira tão eficiente quanto as outras máscaras. O diferencial é que ela tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o auto-cuidado e ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. O ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano.

Orientações para fazer máscara caseira
Ter pelo menos duas camadas de pano; ser individual; serem feitas com algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos; devem ser bem higienizadas (o Ministério indica água e sabão ou água sanitária na lavagem após o uso); serem feitas nas medidas corretas: cobrindo totalmente a boca e nariz e serem bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br