ANO: 26 | Nº: 6527
05/04/2020 Região

Exames de amostras coletadas em Dom Pedrito descartam três e confirmam um caso de covid-19

Foto: Marcelo Brum/Portal Qwerty

O Comitê de Operações de Emergência (COE), de Dom Pedrito, informou que foram recebidos quatro resultados referentes a coletas realizadas na Capital da Paz e encaminhadas como caso suspeito de infecção pelo Sars-Covid-19, para o Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul.
Em nota emitida pela Secretaria de Saúde, é apontado que o caso positivo é referente à uma mulher, de 33 anos. "Profissional de saúde de Bagé que esteve atendendo no Pronto Socorro de Dom Pedrito no último final de semana. Cabe ressaltar que, mesmo que a coleta tenha sido realizada em Dom Pedrito, o caso será computado para Bagé, uma vez que ela reside e trabalha durante a semana naquela cidade", frisa.
Já os casos com resultado negativo envolvem uma "criança de dois anos que havia sido internada por duas vezes e, no momento, está se recuperando em casa - a causa já foi identificada pela equipe médica e está sendo tratada", assim como uma mulher de 37 anos, "profissional de saúde, com alta", e uma segunda mulher, de 41 anos, "com alta hospitalar, liberada do isolamento domiciliar".
"O COE repassa o resultado positivo mesmo que não apareça nos nossos números, pois o objetivo é trabalhar da maneira mais transparente possível frente à comunidade. A população não pode ficar em pânico, mas de maneira nenhuma minimizar a situação que alarma o mundo inteiro com a alta taxa de contaminação pela Covid-19 e letalidade entre os grupos de risco", destacam os profissionais na nota enviada à reportagem.
Com a nova parcial, desse modo, Dom Pedrito tem, até o momento, um caso confirmado, um caso confirmado para Bagé (com coleta feita em Dom Pedrito) e outros três casos suspeitos, no aguardo dos resultados. "Os resultados negativos foram retirados da nossa lista", diz a nota.

Situação
Mulher, 48 anos, positivo, não está internada, em recuperação, com acompanhamento clínico;
Homem, 65 anos, aguarda resultado, internado, estável;
Mulher, 50 anos, aguarda resultado, internada, leve melhora;
Homem, 85 anos, aguarda resultado, internado, estável;

Além dos casos suspeitos citados, estão em monitoramento, em Dom Pedrito, outras 73 pessoas, destas 16 estão sendo monitoradas pelas Unidades Básicas de Saúde.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...