MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Pediatra Priscila Vargas relata experiência de enfrentar o Covid-19

Publicada em 05/04/2020
Pediatra Priscila Vargas relata experiência de enfrentar o Covid-19 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Médica fez relato pessoal em vídeo publicado pelo Jornal Minuano

Depois de ter vazado um áudio de sua autoria, dirigido a um grupo de ex-colegas de faculdade, o Jornal MINUANO procurou a pediatra Priscila Vargas para falar sobre como tem enfrentado a doença que acometeu também seu pai, o marido e a filha. Em um vídeo, feito por ela, atendendo à solicitação da reportagem, a médica falou abertamente sobre os sintomas da doença e fez um alerta para que a comunidade tenha consciência da gravidade da situação e que fiquem em casa.

O vídeo foi divulgado no Facebook do Jornal MINUANO, neste domingo, por volta das 12h, logo após a confirmação das autoridades da saúde da cidade, que apontaram como positivos, os exames de Priscila e seus familiares. Em pouco mais de sete minutos, Priscila conta que há uma semana, na sexta-feira (27/03), iniciou com um quadro clinico de desanimo e cansaço, dores musculares e cefaleia. Ela conta que foi nesse mesmo dia, que seu pai, o ex-prefeito de Bagé e também médico, Luís Alberto Vargas, sofreu um mal súbito e foi levado ao hospital e, após avaliação, foram confirmadas lesões pulmonares - ele ficou alguns dias na CTI, teve alta e continuou o tratamento em sua residência.

Priscila mencionou que nem ela e nem seu pai apresentaram febre, tampouco dificuldade respiratória. Disse que apenas quando se inspirava mais profundamente sentia desconforto muscular e dor nas costas. "O pai evoluiu muito bem, apesar de ter ficado hospitalizado por alguns dias. Já meu marido apresentou febre durante dois dias, além de muita dor e desanimo, permanecendo com esses sintomas por mais dias. Já a minha filha teve pouco desconforto, cefaleia e febre por dois dias; já os meninos não tiveram nenhuma sintomatologia", relatou.

A médica alertou que o Covid-19 "não é uma gripezinha", mas, sim, uma infecção debilitante onde o cansaço e o desânimo impedem de fazer tarefas básicas, como preparar a mamadeira de um filho. Ela frisou que mesmo acamados, o organismo é consumido, provocando a perda de peso. "É bem grave. Cuidem-se. Essa é a maneira que temos de tentar frear essa infecção na nossa cidade, Estado e País. Temos que ter isolamento social. Só assim a gente impede a disseminação da doença. Aqui em Bagé a doença é comunitária e já esta circulando na cidade. Há casos onde as pessoas não apresentam sintomas inespecíficos, 80% terão sintomas leves. Isso proporciona a disseminação da doença na cidade. E se não tomarmos cuidados teremos um surto muito grande. A nossa saúde tem grandes dificuldades, apesar de termos uma estrutura hospitalar boa, mas para atender devagar, se tivermos que atender muitos casos com gravidade, não teremos como combater. Muitos colegas da área da saúde precisaram se afastar, pois foram contaminados por estar linha de frente. E assim estamos com a estrutura abalada. Não é brincadeira, tenham cuidados com higiene pessoal. Dentro do possível, façam isolamento social e os que podem ficar em casa, permaneçam. Só assim vamos conseguir controlar a infecção", destaca.

Priscila mencionou a gratidão a todos que enviaram mensagens de conforto e orações. Ao finalizar, a médica comentou que, na próxima sexta-feira, terminará seu isolamento de 14 dias. "Não sabemos se teremos imunidade à infecção, se podemos ter reinfecção, mas espero estar parcialmente imunizada para poder voltar à rotina de trabalho", concluiu.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br