MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Parte estrutural do Hospital de Campanha já está finalizada

Publicada em 06/04/2020
Parte estrutural do Hospital de Campanha já está finalizada | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Os 50 leitos serão divididos em quartos duplos

A montagem das estruturas do Hospital de Campanha, adaptado no Ginásio Corujão em uma parceria entre Urcamp, Prefeitura de Bagé e Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo, mantido pela Fundação Attila Taborda (Fat-Urcamp), foi finalizada no sábado. O espaço já está pronto para receber a mobília e equipamentos que irão garantir a internação de 50 pacientes durante o pico de contaminação do coronavírus.
Na tarde de sábado, o secretário municipal da Saúde, Mário Mena Kalil, esteve no local junto ao prefeito, Divaldo Lara, do PTB, para averiguar os últimos preparativos do espaço. A estrutura, com barracas cedidas pelo Exército Brasileiro, foi montada em menos de uma semana. Assim, toda a parte estrutural do Hospital de Campanha fica pronta para entrar em operação.
Kalil explica que, por enquanto, como não há uma demanda elevada por leitos no hospital, a estrutura permanecerá fechada. Assim que os 70 leitos da instituição de Saúde forem preenchidos, o Hospital de Campanha deve abrir as portas para receber a demanda e desafogar os demais.
A previsão, de acordo com o titular da pasta de Saúde, é que o pico ocorra em duas ou três semanas. Além da demanda originada pela contaminação do coronavírus, as instituições de saúde também devem enfrentar a epidemia de H1N1, que se tornou sazonal e reaparece anualmente quando as temperaturas começam a baixar. Somando isso às internações e atendimentos por outras patologias, os hospitais podem enfrentar um período turbulento na hora de atender os bajeenses e moradores da região. Por isso o hospital de campanha funciona como uma retaguarda, atendendo as demandas mais simples, mas que requerem internação. “O pico deve acontecer em até três semanas. Para que o hospital não fique aberto, ocioso e com funcionários parados, vamos deixar o fluxo começar para depois disparar o gatilho”, explica ele.
Kalil destaca que a abertura do hospital só foi possível graças aos esforços e parcerias firmadas, além da solidariedade da comunidade, que doou camas e colchões, além de roupas de cama e banho para a unidade. Ainda são necessários alguns itens, como dispensador de álcool em gel, lixeiras e mais lençóis. Uma lista com os itens ainda em falta deve ser divulgada nesta semana para que os bajeenses possam contribuir. “O que diminuirmos de custo aqui, podemos investir em outra área”, aponta o secretário.
O Hospital de Campanha será composto de 50 leitos, instalados em quartos duplos, com piso lavável e estruturas sanitárias e de higienização adequadas a uma unidade de saúde. Quando confirmou a cedência da estrutura do Campus Esportivo, o Corujão, para a instalação do Hospital de Campanha, a presidente da Fat e reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, havia destacado a meta da Fundação, e sua instituições mantidas (HU, Urcamp, Casa da Menina, Jornal Minuano, Museu Dom Diogo de Souza e Museu da Gravura Brasileira) em contribuir de forma a garantir que Bagé supere o surto global causado pelo coronavírus. “Simplesmente estamos cumprindo com o nosso dever para superarmos essa pandemia. É o momento de unir forças, inclusive as instituições, para vencermos. Não podemos, todos, deixar de fazer a nossa parte", frisou na oportunidade.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br