MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Em treinamento na Sérvia, atleta do BBC relata indefinição para retorno ao Brasil

Publicada em 07/04/2020
Em treinamento na Sérvia, atleta do BBC relata indefinição para retorno ao Brasil | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Samuel Queiroz pode receber auxílio governamental para voltar

Desde 14 de janeiro, o ala do Bagé Basquetebol Clube (BBC), Samuel Queiroz, de 18 anos, participa do Around the Ball. Trata-se de uma fase de treinamentos que reúne jovens de vários locais do mundo em países europeus desenvolvidos na prática do basquete. A articulação é feita pelo ex-jogador e professor Pitú, treinador do Colégio Sinodal, de São Leopoldo. Após cerca de quatro meses de treinamentos, Samuel está em Belgrado, capital da Sérvia, num colégio que é ligado ao Estrela Vermelha, clube tradicional da Europa. A previsão era de que o atleta voltasse para Bagé em voo agendado para este domingo. Contudo, a rota deve ser cancelada e não há uma estimativa concreta para retorno, em função do surto do coronavírus pelo mundo.

Possível repatriação do Itamaraty

O tráfego seria feito pela empresa Alitalia. A recomendação da companhia é de que as definições de voos sejam feitas três dias antes. Por isso, Samuel terá uma confirmação sobre a viagem na quinta-feira. Contudo, a tendência é que o voo seja cancelado, da mesma forma que foi feito com os outros. Pai de Samuel, Jader Queiroz afirma que, até momento, não nenhum brasileiro conseguiu voltar. “Devido ao fluxo, as empresas aéreas só estão tratando as situações três dias antes do embarque. Mas, na prática, o aeroporto de Belgrado está fechado. Então, tudo indica que seja cancelado”, ressalta.
Quanto às possíveis soluções, Jader trabalha com duas possibilidades. A primeira é a previsão da empresa Alitalia, que almeja abrir, a partir do 1° de maio, os voos de Belgrado a Porto Alegre. Contudo, a medida depende do estágio do coronavírus para os próximos dias. E a outra hipótese que não está descartada é a repatriação, pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, conhecido como Itamaraty. “Eles já estão tratando sobre a possibilidade de trazer os brasileiros que estão na Sérvia e em Montenegro. São cerca de 15 brasileiros que precisam retornar”, relata.

Impactos no país

Até a tarde de segunda-feira, a Sérvia contabilizava 2,2 mil casos de coronavírus. Destes, 178 estão recuperados e outros 58 morreram. Pertencente à antiga Iugoslávia, o país conta com 7.040.272 habitantes. Os números altos em relação à população assustou o governo local, que impôs, durante a semana, um toque de recolher das 17h às 5h. Nos finais de semana, a proibição é ainda mais rigorosa: das 13h às 5h. A determinação também veda qualquer tipo de atividade que ocasione aglomerações públicas.
Samuel está alojado na First Sports Basketball High School, de Belgrado. A instituição tem como finalidade o uso do esporte para que jovens acessem o Ensino Médio e, a partir do alto rendimento, possam acessar universidades pelo mundo. Foi assim que alguns atletas da Sérvia chegaram a NBA, por exemplo, e ao basquete universitário norte-americano.
Embora o circuito de treinamentos já tenha encerrado, por conta da pandemia, a direção da escola aceitou que Samuel permanecesse alojado até maio. As aulas presenciais foram suspensas. Contudo, embora enfrente um impasse para voltar para casa e se reencontrar com a família, o atleta dispõe de uma estrutura com hotel, refeitório, colégio e quadra.

Os detalhes do treinamento

Samuel nasceu em Pelotas, contudo, relata que desenvolveu praticamente toda sua vida na Rainha da Fronteira. No BBC, o jogador treina desde que o projeto foi reativado, em 2017. Porém, pratica basquete desde os 10 anos, pelas aulas do professor Bruno Azambuja, do Colégio Franciscano Espírito Santo (CFES), que é também o treinador do BBC.
Esta é a segunda vez que participa do Around the Ball. Nesta edição, o circuito iniciou em 14 de janeiro, em Belgrado, na Sérvia. No dia 4 de fevereiro, os atletas foram para Banja Luka, na Bósnia e Herzegovina, outro país com força na modalidade. Na ocasião, treinaram no clube Igokea. E na terceira e última fase, retornaram para Belgrado.
Participaram jovens de várias partes da Europa, Ásia e América. “Era muita gente mesmo. Tínhamos dois treinos de uma hora e meia por dia, mais duas vezes por semana de academia. Também participávamos de jogos, em média de uma vez por semana. Creio que o principal diferencial dessa experiência foi à intensidade e o foco nos detalhes do jogo. Agora, minha preocupação é como voltar para casa”, finaliza Samuel.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br