ANO: 26 | Nº: 6554
07/04/2020 Fogo cruzado

Hamm sugere prorrogação do seguro-desemprego durante pandemia

Foto: Tiago Rolim de Moura

Projeto apresentado pelo progressista ainda não tem prazo para votação
Projeto apresentado pelo progressista ainda não tem prazo para votação

Projeto de lei apresentado na semana passada, pelo deputado federal Afonso Hamm, do Progressistas, pode estender a concessão do seguro-desemprego até 30 de junho, para os trabalhadores que estavam em gozo do benefício na data da decretação do estado de calamidade pública, formalizada por decreto, no dia 20 de março. A proposta tramita na Câmara dos Deputados, sem previsão de votação, em caráter conclusivo.
Hamm destaca que diante do avanço dos casos do coronavírus (Covid-19) no país, prevalecem as medidas de isolamento social para conter a disseminação em massa do vírus e salvar vidas. No entanto, os reflexos na economia já estão sendo sentidos e muitas postos de trabalho devem ser fechados nos próximos meses.
Para o deputado, 'a saúde e a vida das pessoas são prioridades', porém, esses chefes de família que estão no seguro-desemprego dificilmente vão conseguiram colocação no mercado de trabalho tão cedo, em vista da retração considerável da atividade econômica nesse período'. "Nosso objetivo é assegurar a dignidade desses cidadãos”, afirma.
Antes da pandemia, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicavam que a taxa de desocupação no Brasil havia subido para 11,6% no trimestre encerrado em fevereiro de 2020, atingindo 12,3 milhões de desempregados, um aumento, na comparação com o trimestre terminado em novembro de 2019, de 11,2%, interrompendo dois trimestres seguidos de quedas expressivas no desemprego.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...