MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Legislativos da região têm novas configurações partidárias

Publicada em 08/04/2020

O PDT perdeu cadeiras em três Legislativos da região. O partido agora não tem mais representação nas Câmaras de Aceguá e Bagé. O PTB, em contrapartida, ampliou sua representatividade regional, ganhando espaço em Candiota, em Hulha Negra e na maior cidade da Campanha gaúcha. O novo cenário foi consolidado dentro do período chamado de 'janela partidária', no qual os parlamentares que pretendem disputar as eleições municipais de 2020 podem mudar de partido sem correr o risco de perder o mandato eletivo.
O prazo para troca de legenda encerrou no dia 3 de abril, seis meses antes da realização do primeiro turno do pleito, marcado para 4 de outubro. Em Aceguá, quatro partidos haviam conquistado cadeiras na Câmara, em 2016. O MDB, oposição ao governo, garantiu quatro vagas, enquanto o PSDB, de situação, alcançou três. PDT e Progressistas conquistaram uma cadeira cada. Esta configuração, porém, foi alterada em 2020. Eleita pelo PDT, a vereadora Beatriz Silveira formalizou filiação ao Progressistas. Alfredo Castillos, que foi eleito pelo PSDB, agora representa o PSD no Legislativo.
Em Hulha Negra, município que também tem nove vereadores, quatro partidos elegeram parlamentares no pleito de 2016. As bancadas do Progressistas, com dois vereadores, e a do PDT, com três, formavam a base do governo municipal. O PT contava com três parlamentares, enquanto o PTB tinha apenas um. Wagner Tavares, eleito pelo PDT, assinou filiação do Progressistas. Elizangela Coitinho, eleita pelo Progressistas, deixou a legenda, ampliando a bancado do PTB.
O Legislativo de Candiota também tem bancada nova. O PT elegeu quatro vereadores em 2016. As bancadas do MDB e PSDB, que formam a oposição, contavam com dois parlamentares, totalizando quatro cadeiras. O PDT elegeu um vereador. Dinossane Pech, eleito pelo PSDB, porém, assinou filiação ao PTB, que passou a ter representação na Câmara.
Em Bagé, quatro partidos perderam representação. Beatriz Souza, eleita pela Rede, reforçou a bancada do PSB. Omar Ghani, eleito pelo PR, assinou filiação ao Progressistas, que agora conta com três vereadores. Augusto Lara deixou o PDT, assinando ficha no PTB. A sigla, aliás, também foi o destino de Rafael Rodrigues (Fuca), expulso do PT, no ano passado, e de João Schardosim, que deixou o PSDB. PT, DEM, PSC e PRB mantém cadeiras na Câmara.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br