MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Mais de 10,3 mil idosos já foram imunizados contra Influenza

Publicada em 08/04/2020
Mais de 10,3 mil idosos já foram imunizados contra Influenza | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

O setor de Imunizações da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência divulgou, nesta terça-feira, o primeiro relatório sobre a campanha deste ano de vacinação contra a gripe H1N1. A campanha, que em Bagé foi antecipada, tendo inicio no dia 21 de março, se estenderá até 22 de maio, segundo cronograma do Ministério da Saúde.
Na primeira etapa, que vai até 15 de abril, a aplicação de doses contra a gripe é voltada para trabalhadores de Saúde e idosos. Até o momento, conforme a coordenadora de Imunizações, Tatiana Miranda, foram aplicadas 12.400 doses nesses dois públicos. Sendo que, desse montante, 10.373 idosos foram imunizados. Esse quantitativo representa, até agora, 60% da cobertura vacinal para esse público, que, em Bagé, estima a imunização de 17.200 idosos. As demais doses foram aplicadas nos profissionais da Saúde. A meta é vacinar 95% dos grupos prioritários.
Tatiana ressalta que, em função da pandemia do Coronavírus, a vacinação começou mais cedo em todo país para a prevenção à gripe. “A vacinação não imuniza contra o Covid-19, mas controlando o vírus Influenza, ficam ampliados os níveis de imunidade para gripes e resfriados”, explicou. A coordenadora informa que a previsão é que uma nova remessa, contendo sete mil doses para o município, chegue nesta quarta-feira, dia 8, quando a projeção é de que as equipes sigam o trabalho de vacina domiciliar, evitando que os idosos saiam de casa para receber a imunização.
“A estratégia de vacinação acontece por fases, grupos prioritários e datas. Além dos grupos já definidos e em virtude da ocorrência da pandemia mundial pelo coronavírus, considerando o Decreto nº 10. 282, de 20 de março de 2020, que regulamenta a lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020, esse ano existe a inclusão de caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários também como públicos-alvo”, relatou.
Após a finalização da primeira etapa da campanha, que abrange idosos e trabalhadores em Saúde, a partir de 16 de abril será a vez dos demais grupos prioritários, quando serão abrangidos os professores, as Forças Armadas (quartéis, bombeiros, policiais); servidores da área prisional; população privada de liberdade e doentes crônicos com apresentação da receita médica contendo o CID da doença ou nome da doença do paciente; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos e portuários.
O grupo seguinte, que será atendido a partir de 9 de maio, será composto por crianças com idade de seis meses até cinco anos 11 meses e 29 dias; gestantes; as mulheres que deram à luz até 45 dias (puérperas); e as pessoas privadas de liberdade. Tatiana destaca que a novidade, este ano, é a inclusão também da população entre os 50 e 59 anos. Além disso, pessoas com deficiência também ganharam o direito a serem imunizadas nesta última etapa da vacinação.
Drive-thru
Nesta quarta-feira, dia 9, partir das 8h da manhã, a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência trabalha em mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra a gripe. Na oportunidade, ocorre a segunda etapa de aplicação de doses no sistema "drive-thru", em que o idoso é vacinado sem descer do veículo, evitando contato com outras pessoas. Essa ação acontece no Complexo Esportivo Presidente Médici e serão disponibilizadas 500 doses.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br