MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Curso de Psicologia da Urcamp desenvolve ações para lidar com distanciamento social

Publicada em 09/04/2020
Curso de Psicologia da Urcamp desenvolve ações para lidar com distanciamento social | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Coordenadora ressalta importância da procura por profissional da área

A saúde física não é o único grande problema enfrentado durante a pandemia do coronavírus. O isolamento social também pode causar vários danos à saúde mental da população, independente da faixa etária, classe ou qualquer tipo de característica ou padrão social. Por conta disso, o curso de Psicologia da Urcamp articula uma série de iniciativas a fim de orientar e ajudar pessoas que estejam com qualquer tipo de problema, ocasionado pela mudança repentina de rotina ou até mesmo devido à imensidão de fatos negativos que envolvem o mundo inteiro. Os detalhes e informações são da coordenadora do curso de Psicologia, Aline Silveira.

Os projetos

Uma iniciativa que tem dado boa repercussão é o projeto Desconstruindo o Vírus. A ação é desenvolvida pela turma da Terceira Competência, sob a orientação da professora Sílvia Vargas. Na ocasião, ela criou uma página no Facebook e no Instagram com o objetivo de informar e interagir com a comunidade, disponibilizando conteúdos construtivos. “Neste momento que vivemos da pandemia do Covid-19 e do isolamento social, este projeto contempla o entretenimento, disponibilizando livros, músicas, filmes, reflexões positivas, dicas de atividades, dentre outras opções”, relata Aline.
O curso também oferece, dentro do Hospital Universitário, o Projeto de Atendimento Emergencial ao Covid-19. Sob a orientação da professora Fabiane Caillava, a ação é direcionada para o atendimento de profissionais de saúde, pacientes e familiares. “O foco do trabalho está no aconselhamento psicológico para que as pessoas que estão na linha de frente do enfrentamento do vírus e que estão em situação de risco”, argumenta.
E o terceiro projeto listado por Aline está sendo elaborado em conjunto da ATI da Urcamp. No caso, trata-se de um website com a disponibilização de aconselhamento psicológico à comunidade. A previsão é de que seja lançado em breve. “Tem como objetivo escutar e ajudar as pessoas que estão passando por alguma dificuldade diante da situação do isolamento social durante essa pandemia”, salienta.

Dicas e orientações

Além de listar os projetos desenvolvidos pelo curso de Psicologia, Aline também concedeu à reportagem do jornal MINUANO algumas orientações a respeito de como lidar com o distanciamento social. Segue abaixo a explanação da professora:

- Durante a pandemia de Covid-19, se fez necessário o distanciamento social e isso aconteceu de forma rápida e cheia de incertezas, trazendo mudanças significativas na rotina do sujeito. Isso gera diversos desafios emocionais e pode ser que não esteja tudo bem e se faz necessário falarmos sobre esses sentimentos. Muitas pessoas podem entrar em sofrimento por conta do medo, ter crises de ansiedade, de pânico. Precisamos estar atentos.
- As pessoas precisam refletir sobre qual é a sua maneira de passar por esse momento, não existe uma receita pronta, cada sujeito deverá encontrar a forma de passar por esses dias de distanciamento social.
- O ser humano é um ser social, assim, se faz necessário termos a interação com as pessoas, que neste momento pode acontecer através da tecnologia. Utilizw vídeo-chamadas com a família, amigos e colegas.
- Desenvolver o autoconhecimento. Reflita sobre você, seus sonhos, suas conquistas, as dificuldades que venceu.
- Cultivar o autocuidado e compaixão. Aceitar e compreender que não controlamos tudo que acontece conosco.
- Viva o aqui e agora. O que irei fazer hoje? Viver um dia de cada vez e focar no que é importante para mim.
- Realizar atividades que motive, sejam elas exercício físico, ler, dançar, brincar, meditar, assistir filme, séries, documentários e/ou descansar e compreender tudo que estamos vivendo.
- Ser empático, compreender o outro.
- Ser solidário, pensar o que posso fazer para ajudar as pessoas. Sempre podemos ajudar.
- Selecionar as informações. Buscar acompanhar as fontes oficiais, em determinados momentos do dia, e não a todo o tempo.
- E se estiver muito difícil, não hesite em procurar ajuda de um profissional psicólogo.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br