MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Novo diretor do Daeb avalia racionamento: 'temos um déficit hídrico de quase 50%'

Publicada em 09/04/2020
Novo diretor do Daeb avalia racionamento: 'temos um déficit hídrico de quase 50%' | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Rodízio de abastecimento foi adotado em 22 de março

O administrador de empresas Márcio Pestana, que está a frente do Departamento de Água Arroio e Esgotos de Bagé (Daeb), desde 1º de abril, quando assumiu o cargo anteriormente ocupado por Graciano Aristimunha Pereira, que retornou à Câmara de Vereadores, avaliou, ontem, os resultados da adoção do rodízio de abastecimento de água em Bagé, implantado em função da escassez de chuvas no município.  A autarquia iniciou o racionamento de 12 horas por setor da cidade no dia 22 de março.
Conforme Pestana, o racionamento irá prosseguir até o município conseguir recuperar o enorme déficit hídrico da barragens. Ele salienta que a média histórica de chuvas, em Bagé, para os quatro primeiros meses do ano, é de 526,3 milímetros. “Até o momento, em 2020, estamos com apenas 245,9 milímetros de precipitação. Ou seja, temos um déficit hídrico de quase 50%”, argumenta.
O diretor afirma, ainda, que a ativação das Pedreiras é o plano C, ou seja, seria utilizado em uma última instância. Ele explica que há um custo muito alto para colocá-la em funcionamento, desde os equipamentos que Departamento teria que adquirir até o tratamento da água. “Estamos trabalhando para manter o bom funcionamento do racionamento, com a reativação de poços, intervenções nas redes e nas bombas para aumentar a pressão da água em pontas de rede e abastecendo via caminhão-pipa os locais com mais dificuldade”, relata.
"Uma das nossas metas, da autarquia, é fazer com que a Barragem da Arvorezinha saia do papel e que a obra possa ser licitada ainda este ano", adiantou.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br