MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Médicos de Dom Pedrito explicam detalhes do projeto Imunização para Sempre

Publicada em 11/04/2020
Médicos de Dom Pedrito explicam detalhes do projeto Imunização para Sempre | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Medida tem como foco prevenção dos grupos de risco

O prefeito Dom Pedrito, Mário Augusto Gonçalves, antecipou, na semana passada, a criação do projeto Imunização para Sempre. A iniciativa é de autoria dos médicos Silvana Salbego Piemolini Mozzaquatro e Rogério Riet Vargas Tomasi e foi criada como uma ferramenta adicional ao combate do poder público sobre o enfrentamento da Covid-19, o novo coronavírus.
Conforme os médicos, as ações não interferirem ou contradizem as determinações adotadas, até então, em qualquer lugar do mundo.“Desde o dia 11 de março de 2020, a OMS (Organização Mundial de Saúde) decretou o estado de pandemia, ou seja, já estamos derrotados no aspecto da contaminação, devendo, portanto, direcionar a atenção para o inevitável embate do organismo com o vírus”, destaca Tomasi.
Por conta disso, os médicos defendem que o isolamento social, no Brasil é a única forma eficaz de “achatamento da curva”, como forma de proteção da capacidade de atendimento da rede de saúde. Dentro desse contexto está o projeto Imunização para Sempre, que visa aumentar o controla das comorbidades, que já é realizado pelas equipes de Atenção Básica em Saúde. A projeção dos médicos é aumentar o percentual de assintomáticos de 80% da população para 90%, e dividir os óbitos de 2% para 1%.
Conforme informações disponibilizadas do projeto, a maior parte dos infectados que necessita de internação e dos óbitos já registrados pelo mundo encontram-se no grupo de risco, que são pessoas acima de 60 anos e com comorbidades (diabetes, hipertensão, asma, problemas pulmonares, cardiopatias, fumantes, imunodeprimidos, depressão), em especial as comorbidades “em descontrole”.

Dicas para melhora do sistema imunológico

Para os que buscam melhorar o sistema imunológico, o projeto aponta que existem dois pilares. O primeiro diz respeito à “educação”, no sentido de melhorar e corrigir os hábitos de vida com boa alimentação, hidratação, bom sono e diminuição do estresse.
E o segundo pilar do projeto gira em torno do trabalho de “controle das comorbidades”. A ação será conduzida pelas Equipes de Saúde da Família, que passarão nos domicílios dos pacientes do grupo de risco para orientação e controle de pressão arterial, glicemia e sinais vitais; orientação nutricional, hábitos saudáveis e diminuição do tabagismo. “Possibilitando, assim, melhora do sistema imunológico dos indivíduos e promoção preventiva da saúde e da vida”, destacam  os médicos.

Comportamento pós-pandemia

Em síntese, os médicos pedritenses afirmam que é mediante essa pandemia que o Brasil tem uma “janela de oportunidade” para demonstrar a eficácia do Sistema Único de Saúde (SUS). “É o melhor sistema de saúde que uma nação pode estruturar a fim de realizar o combate de uma doença cujo espectro de alcance numa população também é universal. Portanto, somente por meio do uso providencial e otimizado da Atenção Primária à Saúde (já existente em todo território nacional) poderemos adotar um processo ágil e responsável de transição para a normalidade”, finalizam os profissionais.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br