MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Comércio terá que cumprir regras para manter portas abertas em turno único

Publicada em 16/04/2020
Comércio terá que cumprir regras para manter portas abertas em turno único | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Decreto anunciado. nesta quarta-feira, dia 16, pelo prefeito de Bagé, Divaldo Lara, do PTB, em coletiva de imprensa, estabelece novas diretrizes, flexibilizando o funcionamento do comércio em meio turno. As lojas vão reabrir amanhã, das 13h às 18h30. Quem descumprir as regras estabelecidas pode para multas que variam de uma a 50 Unidades de Referência Padrão (URPs).
As restrições foram impostas ao comércio no dia 20 de março, em um esforço para conter a disseminação do coronavírus (Covid-19). Conforme o decreto 059/2020, com a reabertura parcial, o comércio terá que cumprir normas de segurança, disponibilizando equipamentos de segurança para os funcionários e álcool em gel para os clientes. Os empresários deverão seguir uma cartilha, disponibilizada pela prefeitura, que estabelece cada item a ser cumprido.
Todas as atividades serão fiscalizadas diariamente por agentes da prefeitura. Os comerciantes que descumprirem as regras poderão ser multados de R$ 972,32 (valor da URP) até R$ 48,6 mil, dependendo da gravidade da infração. O prefeito Divaldo Lara comentou que as ações visam que a sociedade de Bagé possa fazer parte da conscientização, dos métodos de prevenção e combate ao coronavírus. “Todo cidadão  precisa ter a compreensão que os negócios do município, pós 26 dias de isolamento, deverão voltar, mas seguindo as regras de higiene e tendo o compromisso das pessoas”, frisou.
O novo decreto também flexibiliza a abertura de supermercados e de postos de gasolina, que poderão voltar a funcionar parcialmente aos domingos. Os mercados operarão, de segunda a sábado, de 8h às 20h, e, nos domingos, das 8h às 13h. Já os postos, por sua vez, de segunda a sábado, das 7h às 19h, e nos domingos, das 8h as 13h. O estacionamento rotativo deve ser retomado no horário de funcionamento do comércio. O transporte coletivo também terá horários normalizados entre 13h e 18h30, observando regras específicas de lotação e higiene. A gratuidade para os idosos ainda não será retomada.
Clubes, escolas, creches e universidades não devem reabrir nesta etapa e nem tem previsão para que isso aconteça. Divaldo adiantou que a prefeitura vai estabelecer critérios para reabertura de academias, que serão definidos após reunião com representantes do setor.
De acordo com o secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, mesmo que em maio o número de infectados seja mais elevado, a meta do governo é garantir que todos tenham atendimento disponibilizado. Ele, aliás, frisou que a decisão de autorizar a reabertura parcial do comércio não reduz o alerta do Executivo quanto ao controle do coronavírus. Tanto que frisou que cada ação será avaliada dia após dia.

Plataforma para vendas on-line

Para minimizar o impacto do comércio que está sem funcionar desde o final de março, a Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) implementou o funcionamento do comércio através de vendas on-line, através de aplicativos ou redes sociais.
O presidente da entidade, Pedro Ernesto Obino, relata que a venda via e-commerce teve um impacto ínfimo no faturamento das empresas. "É uma participação muito pequena em relação ao que seria normal. Mas também pode ser vista como uma forma de voltar a movimentar minimamente as empresas", destaca.
Para auxiliar os associados na hora de vender os produtos de forma mais ágil e descomplicada através da internet, a Aciba lança, dentro da campanha "Valorize Bagé", uma plataforma de vendas on-line. "Os nossos associados vão poder subir os produtos para vender de forma simples e rápida", explica Obino.
A plataforma está em fase final de ajustes e aprimoramentos e deve ser lançada nos próximos dias, dentro da campanha "Valorize Bagé", lançada pela entidade como forma de valorização do trabalho das empresas locais e estímulo ao consumo nestes estabelecimentos como forma de manter a economia estável na cidade.
A expectativa do empresário é de que as atividades sejam retomadas, de forma gradual, a partir desta quinta-feira, com abertura do comércio em meio turno, seguindo uma cartilha rígida de procedimentos de segurança e higiene para não colocar em risco a saúde de colaboradores e clientes. "É possível haver esse equilíbrio e é o que esperamos para esse novo decreto", disse.
Já sobre uma possível retomada integral, Obino é mais cauteloso e afirma que é necessário observar a realidade do panorama da saúde nas próximas semanas para começar a pensar nesta questão, de forma mais específica e aprofundada.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br