MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Segunda fase de vacinação contra gripe começa nesta quinta com novo grupo prioritário

Publicada em 16/04/2020
Segunda fase de vacinação contra gripe começa nesta quinta com novo grupo prioritário | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
90% de idosos já foram imunizados

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta quinta-feira, dia 16, e traz como principal novidade a inclusão de caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo e trabalhadores portuários ao grupo prioritário, que ainda nesta etapa abrange doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento (quartéis, bombeiros, policiais); servidores da área prisional; população privada de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. Para atender a demanda, Bagé recebeu 3.600 doses para essa etapa.

Conforme o Ministério da Saúde, outras categorias foram incluídas porque, prestando serviços essenciais, estão mais expostas ao coronavírus. “Apesar de não ter eficácia contra a Covid-19, esta vacina auxilia os profissionais de saúde a excluírem o diagnóstico da gripe, já que as duas enfermidades apresentam sintomas parecidos, permitindo chegar mais rapidamente à identificação do coronavírus. Outra vantagem é reduzir a procura pelos serviços de saúde”, destacou a coordenadora municipal de imunizações, Tatiana Miranda.

Tatiana ressalta ainda que a vacinação continua sendo aplicada nos idosos, através das visitas domiciliares que as equipes continuam realizando. Até o momento, 17.990 idosos receberam a imunização, representando 90% do público-alvo e 1.990 trabalhadores da saúde, grupo que também fez parte da primeira etapa.

Outra novidade para esta quinta-feira é a volta do sistema drive-thru, a partir das 8h, no Complexo Esportivo Presidente Médici, para os idosos que não tenham realizado o agendamento na unidade de saúde. Desse modo, eles são vacinados sem precisar descer do carro. Para essa ação, serão disponibilizadas 500 doses da vacina contra gripe.

De acordo com o secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, o balanço positivo é resultado do esforço das equipes e também das medidas adotadas para essa campanha, como o sistema drive-thru. “Este ano, antecipamos o início da campanha contra a gripe, mais uma estratégia para proteger os públicos prioritários. Esta vacina, neste momento, auxilia na exclusão do diagnóstico da gripe, já que os sintomas são parecidos, e assim podemos chegar mais rapidamente à conclusão do diagnóstico da Covid-19”, lembrou.

O grupo seguinte, que inicia em 09 de maio, será composto por crianças com idade de seis meses até cinco anos 11 meses e 29 dias; gestantes; as mulheres que deram à luz até 45 dias (puérperas); adultos de 55 a 59 anos de idade; pessoas com deficiência e, agora, os professores.

Desta vez, os professores ficaram para a terceira fase da campanha, de 9 a 22 de maio, já que as aulas estão suspensas.  A meta da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe é vacinar pelo menos 90% de cada um desses grupos até 22 de maio. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação será em 9 de maio. A vacina, composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e o subtipo da Influenza A (H3N2).

Vacinas para pneumonia para idosos acamados

Enquanto a procura pela vacina contra a gripe tem se intensificado em Bagé, a Secretaria Estadual de Saúde encaminhou 500 doses da Pneumo 23, que previne a pneumonia, para ser aplicada em idosos acamados. Os familiares podem ligar para as unidades de saúde  para realizarem o agendamento dessa vacina. Na próxima semana, outro lote deve ser encaminhado ao município, abrangendo esse grupo prioritário para essa imunização.

A pneumonia é uma infecção que afeta os pulmões e os sintomas característicos são tosse, febre e dificuldade de respirar. A bactéria pneumococo pode ser transmitida de pessoa para pessoa por contato direto com secreções respiratórias, como saliva e muco. Lavar as mãos regularmente e desinfetar superfícies potencialmente contaminadas ajudam a prevenir a doença. Mas a vacina é a forma mais eficaz e segura para prevenção dessa enfermidade respiratória.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br