ANO: 26 | Nº: 6524
17/04/2020 Segurança

Agentes da Força Nacional realizam operação em Santana do Livramento

Foto: Divulgação

Presos estariam articulando uma fuga
Presos estariam articulando uma fuga

A Força de Cooperação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e policiais da Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen) atuaram, nesta manhã de quinta-feira, dia 16, na Penitenciária Estadual de Santana do Livramento. O objetivo da ação foi realizar a tomada e contenção de galeria e transferência de 20 presos da unidade prisional. A ação de transferência dos presos foi necessária após rebelião ocorrida no dia 29, em que os apenados cometeram atos considerados graves de indisciplina e foram contidos pela equipe de plantão local.
A transferência também foi motivada por informação fornecida pela Agência de Inteligência Penitenciária do Estado em que presos, dessa penitenciária, estariam arquitetando um plano de fuga. A Força de Cooperação do Depen está no Rio Grande do Sul desde o dia 3 de março de 2020. Foi autorizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para exercer atividades de instrução, nivelamento de procedimentos e apoio nos serviços de guarda, vigilância e custódia de presos.
A permanência da Força no RS é de 60 dias (até 2 de maio) e terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública estadual. Esta é a sexta atuação da Força de Cooperação do Depen. “A Força de Cooperação tem se revelado igualmente importante nos dois eixos de sua atuação no RS, na prevenção/orientação de um lado, e no apoio operacional em ações de estabilização da segurança prisional, de outro. Esta ação integrada é mais um exemplo de missão bem cumprida”, avalia o secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli.

Outras ações

No final de semana passado, a Força de Cooperação do Depen apoiou a Defesa Civil e a Vigilância em Saúde, em ações de combate ao Covid-19 e entrega de 50 cestas básicas em Bagé. Também, na data, os polícias penais da Força de Cooperação fizeram uma visita ao presídio de Dom Pedrito e de Santana de Livramento. O objetivo foi fazer a segurança das unidades e participar da orientação de prevenção ao coronavírus para polícias penais locais.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...