Empreendedor
Colégio Nossa Senhora Auxiliadora apresenta plataformas pioneiras para manter aulas durante o isolamento social
A pandemia do coronavírus não poupou as mudanças na rotina das pessoas, nem de setores. Enquanto as empresas do ramo comercial se adaptam, aos poucos, às novas restrições impostas para controlar a covid-19, um dos segmentos mais afetados foi a Educação. Contudo, lançando mão da tecnologia e criatividade, a comunidade escolar do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora conseguiu manter a rotina diária de aprendizagem.
A diretora da instituição, Rose Dóglia, recorda que as aulas iniciaram no dia 10 de fevereiro. Pouco mais de um mês depois, os encontros presenciais foram interrompidos, a partir da publicação do Decreto Municipal 050/2020, que suspendeu as aulas das redes pública e privada de ensino por 15 dias. Assim, os alunos foram dispensados com os materiais e exercícios de apoio para realizar em casa.
A partir daí, o grupo gestor do colégio e seu corpo docente iniciou a busca de como viabilizar o estudo e os conteúdos aos alunos em isolamento social em casa. "Estamos vivendo um momento muito diferente na Educação Básica, cuja premissa é a educação presencial. Tivemos que entrar no século XXI sem aviso. Aquilo que utilizávamos, antes, como ferramenta diferencial, agora se tornou a aula", explica a diretora.
Rose, no entanto, aponta que os profissionais da escola estavam à altura do desafio e no menor tempo possível conseguiram se adaptar ao momento. Em um primeiro momento, as atividades virtuais foram realizadas na plataforma Matific.
Com o passar dos dias e com a assimilação das necessidades e demandas das aulas, surgiram novas ferramentas, sempre respeitando os níveis de ensino, como o Classroom e o Zoom. Este último permite, inclusive, webconferência com interação visual entre professores e estudantes. "As plataformas e o novo processo de ensino e aprendizagem estão sendo um sucesso fantástico e pioneiro, que atende desde os alunos do Infantil I até os estudantes do 3º ano do Ensino Médio", aponta.
Além das ferramentas virtuais, o novo cenário contou com uma mudança de papel para os próprios pais dos estudantes. Isto porque, a partir do isolamento e da necessidade da escola se reinventar em meio a um momento de crise, os pais surgiram como acompanhantes diretos da rotina escolar dos filhos. "Estamos chegando na casa de nossos alunos paulatinamente. E, neste momento, é gratificante o acolhimento pelas famílias e a participação delas, principalmente entre os alunos de menor idade, que ainda não têm autonomia total para as aulas virtuais", ressalta.
Com o sucesso do ingresso pioneiro no mundo de aprendizagem totalmente virtual, a diretora prevê como herança deste momento, quando as aulas em espaço físico tradicionais forem retomadas, "que podemos usar toda esta tecnologia como reforço da aprendizagem, em casa".