MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Empreendedor

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora apresenta plataformas pioneiras para manter aulas durante o isolamento social

Publicada em 17/04/2020
Colégio Nossa Senhora Auxiliadora apresenta plataformas pioneiras para manter aulas durante o isolamento social | Empreendedor | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estudantes desde o Ensino Infantil até os últimos anos do Ensino Médio aderiram ao modelo virtual de aulas

A pandemia do coronavírus não poupou as mudanças na rotina das pessoas, nem de setores. Enquanto as empresas do ramo comercial se adaptam, aos poucos, às novas restrições impostas para controlar a covid-19, um dos segmentos mais afetados foi a Educação. Contudo, lançando mão da tecnologia e criatividade, a comunidade escolar do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora conseguiu manter a rotina diária de aprendizagem.
A diretora da instituição, Rose Dóglia, recorda que as aulas iniciaram no dia 10 de fevereiro. Pouco mais de um mês depois, os encontros presenciais foram interrompidos, a partir da publicação do Decreto Municipal 050/2020, que suspendeu as aulas das redes pública e privada de ensino por 15 dias. Assim, os alunos foram dispensados com os materiais e exercícios de apoio para realizar em casa.
A partir daí, o grupo gestor do colégio e seu corpo docente iniciou a busca de como viabilizar o estudo e os conteúdos aos alunos em isolamento social em casa. "Estamos vivendo um momento muito diferente na Educação Básica, cuja premissa é a educação presencial. Tivemos que entrar no século XXI sem aviso. Aquilo que utilizávamos, antes, como ferramenta diferencial, agora se tornou a aula", explica a diretora.
Rose, no entanto, aponta que os profissionais da escola estavam à altura do desafio e no menor tempo possível conseguiram se adaptar ao momento. Em um primeiro momento, as atividades virtuais foram realizadas na plataforma Matific.
Com o passar dos dias e com a assimilação das necessidades e demandas das aulas, surgiram novas ferramentas, sempre respeitando os níveis de ensino, como o Classroom e o Zoom. Este último permite, inclusive, webconferência com interação visual entre professores e estudantes. "As plataformas e o novo processo de ensino e aprendizagem estão sendo um sucesso fantástico e pioneiro, que atende desde os alunos do Infantil I até os estudantes do 3º ano do Ensino Médio", aponta.
Além das ferramentas virtuais, o novo cenário contou com uma mudança de papel para os próprios pais dos estudantes. Isto porque, a partir do isolamento e da necessidade da escola se reinventar em meio a um momento de crise, os pais surgiram como acompanhantes diretos da rotina escolar dos filhos. "Estamos chegando na casa de nossos alunos paulatinamente. E, neste momento, é gratificante o acolhimento pelas famílias e a participação delas, principalmente entre os alunos de menor idade, que ainda não têm autonomia total para as aulas virtuais", ressalta.
Com o sucesso do ingresso pioneiro no mundo de aprendizagem totalmente virtual, a diretora prevê como herança deste momento, quando as aulas em espaço físico tradicionais forem retomadas, "que podemos usar toda esta tecnologia como reforço da aprendizagem, em casa".

Galeria de Imagens
Leia também em Empreendedor
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br