MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Rede municipal de ensino transmitirá videoaulas na TV Câmara

Publicada em 17/04/2020
Rede municipal de ensino transmitirá videoaulas na TV Câmara | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Secretária está realizando encontros para preparar programas

Uma iniciativa inédita está sendo preparada para alunos da rede municipal que estão, temporariamente, privados do acesso às escolas por medidas de proteção decorrentes do coronavírus (Covid-19). A Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional está firmando parceria com a Câmara de Vereadores de Bagé para a apresentação de videoaulas pela TV Câmara (canal 18.3 da TV aberta).

Conforme a secretária Adriana Lara, o ministério das comunicações já deu o aval positivo para a apresentação dos programas. Ela explica que está realizando reuniões com pequenos grupos de professores para apresentar os detalhes. “São novas estratégias para abranger a rede municipal”, disse.

Adriana salienta que antes da suspensão das aulas, os professores passaram algumas atividades para os alunos e, diariamente, através da internet, avaliam e conversam com alguns grupos. Porém, conforme a secretária, boa parte dos alunos não conta com internet e as atividades não chegam em todos. “Cerca de 97% da população tem televisão em casa e, como o canal é aberto, terá mais abrangência”, comenta.

Os programas começarão a serem gravados na próxima quarta-feira, no  estúdio da TV Câmara. A secretária ressalta os professores devem receber dicas e workshops para que as videoaulas sejam dinâmicas e rápidas, tendo entre 10 e 15 minutos cada. Adriana ressalta que a Secretaria terá duas horas diárias na TV Câmara.

A apresentação será uma hora pela manhã e uma a tarde. Os horários ainda estão sendo definidos. As atividades serão divididas entre a Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Educação para Jovens e Adultos (Eja), tendo 15 minutos cada videoaula.  

Os programas serão estruturados pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação e gravados com os professores das disciplinas. A ideia, conforme a secretária, é começar as transmissões a partir da primeira segunda-feira do mês de maio, dia 4. A iniciativa, diz ela, tem como objetivo evitar prejuízos ao ensino dos alunos e garantir conteúdo de horas/aula. Os materiais também serão disponibilizados nos canais do YouTube, onde as aulas ficarão disponíveis para os alunos.

De acordo com Adriana, desde o inicio da pandemia e da suspensão das aulas, os professores estão se reinventando e usando a criatividade para manter a atenção dos alunos. “É preciso usar essas novas mídias e ferramentas e ser o mais dinâmico possível”, relata.

Segundo a secretária, a utilização da TV Câmara como instrumento pedagógico deve se manter após o final da pandemia. “A intenção é que o canal seja utilizado, posteriormente, como reforço das aulas”, projeta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br