MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Retomada de funcionamento do Restaurante Popular não tem data estipulada

Publicada em 20/04/2020
Retomada de funcionamento do Restaurante Popular não tem data estipulada | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mesmo após flexibilização de restrições ao comércio, restaurante ainda não tem data para retomar atividades

Na última quinta-feira, o vereador Lelio Lopes encaminhou ao Executivo uma solicitação de reabertura do Restaurante Popular, fechado desde março em função das medidas restritivas de combate à covid-19. Contudo, a Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso ainda não prevê a retomada das atividades.
O documento encaminhado pelo edil destaca que, a partir da adoção das medidas de segurança previstas no Decreto 059/2020 , seria possível reabrir o serviço, que garante "uma boa alimentação para as pessoas que hoje encontram-se em situação de vulnerabilidade social e sem opção de almoço".
O secretário responsável pela pasta de Assistência Social, João Pedro Finger, destaca que está aguardando orientações "justamente em função da logística, a fim de evitar aglomeração". Ele explica que antes da pandemia, era possível encontrar fila em frente ao restaurante às 9h30min. Como as medidas de segurança atentam para inibir a formação de filas, a fim de evitar uma possível transmissão do vírus, ele destaca "temos que evitar ao máximo a proliferação do Covid-19, preservando a saúde dos usuários assim como dos colaboradores".
Mas para garantir que a população vulnerável economicamente não tenha dificuldade de acesso a refeições saudáveis, a Secretaria garante a distribuição de 20 a 30 refeições diárias (entre almoço e janta) para moradores em situação de rua acompanhados pela pasta de Assistência Social. As demais famílias em situação de vulnerabilidade têm recebido cestas básicas para manutenção da alimentação em casa durante o isolamento.
Abrigo no Militão
Previsto como local destinado a abrigar pessoas em situação de rua e evitar a proliferação do vírus, a estrutura do Ginásio Militão ainda não entrou em atividade.
A coordenadora de Proteção Social de Média e Alta Complexidade, Isabel Domingues, explica que o plano emergencial foi elaborado mas ainda não foi posto em ação. Isto porque, até o momento, o município não registrou necessidade neste sentido. "Possuímos 17 vagas no albergue e estão ocupadas somente seis, portanto 11 ainda estão disponíveis", explica. Ou seja, a estrutura no Ginásio Militão só será utilizada caso a demanda no albergue seja excedida.
O Albergue Municipal está munido de materiais de higienização e prevenção para garantir a segurança dos funcionários e pessoas albergadas. Isabel explica que a secretaria realiza busca ativa semanal durante a noite, através da equipe técnica, nas ruas e praças. "Quando encontramos algum morador em situação de rua, convidamos a ir para o albergue e falamos sobre o risco que a rua oferece e, neste momento, sobre os riscos do covid-19", explica. Contudo, ela afirma que a maioria não aceita o abrigo, já que muitos fazem uso de álcool e drogas, que não são permitidos no albergue.
"O plano Emergencial pode ser posto em funcionamento assim que houver a necessidade. Por esse motivo intensificamos as buscas ativas, com a intenção de monitorar tal necessidade", encerra.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br