ANO: 26 | Nº: 6590
21/04/2020 Fogo cruzado

Hamm propõe empréstimos com juros mais baixos para aposentados

Foto: Tiago Rolim de Moura

Deputado destaca que os idosos compõem o grupo mais vulnerável
Deputado destaca que os idosos compõem o grupo mais vulnerável

O deputado federal Afonso Hamm, do Progressistas, apresentou um projeto de lei que estabelece, junto aos bancos públicos federais, linha de crédito consignado com juros mais baixos para aposentados e pensionistas do INSS. De acordo com a proposta, vinculada ao Estado de Calamidade Pública, decretado em função da pandemia de coronavírus (Covid-19), o parcelamento do crédito será de até 24 meses, com carência de três meses para início dos pagamentos. O texto ainda prevê que o valor máximo do empréstimo consignado será equivalente a três meses de aposentadoria ou pensão recebida.
Hamm destaca que os idosos compõem o grupo mais vulnerável, motivo pelo qual demandam olhar mais atento da área de saúde e de outros setores do Estado. “Os gastos com medicamentos, planos de saúde, alimentação, transporte e moradia das famílias já comprometem parcela considerável das aposentadorias e pensões. Com a queda da atividade econômica (consequência das ações desenvolvidas para conter o avanço do coronavírus) e consequente diminuição da renda dos demais familiares, é importante que os bancos públicos federais concedam linha de crédito para suprir necessidades adicionais que irão surgir nesse momento”, completa.
Na justificativa do projeto, o parlamentar ressalta que a meta atual da taxa Selic está em 3,75% ao ano, e isso representa uma taxa de juros mensal próxima a 0,32%, taxa muito inferior ao praticado para empréstimos consignados, que atualmente aplica juros mensais próximos a 1,8%. Segundo a matéria, caso o aposentado ou pensionista já possua empréstimo consignado em seu nome, poderá ser autorizado novo crédito nos moldes da nova legislação.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...